Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ELEMENTOS ORIENTADORES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO EM ARAUCÁRIA
Simeri de Fátima Ribas Calisto

Última alteração: 2016-07-11

Resumo

O presente texto tem como objeto de estudo os elementos orientadores contidos nos documentos municipais das políticas de formação continuada dos professores das escolas localizadas no campo, no Município de Araucária, situado na Região Metropolitana de Curitiba. Sendo objetivo deste trabalho investigar estes princípios, delimitados no contexto de aproximação da educação municipal com os pressupostos da Educação do Campo. Recorreu-se a fontes primárias como as Diretrizes Curriculares Municipais (DCM’s-2008/2012), Plano Municipal de Educação (PME-2008/versão preliminar) e Normas para a Educação do Campo (2012). Os documentos apontam a interlocução municipal com estes referenciais, convivendo com políticas públicas frágeis, na formação continuada e nos processos de gestão.  Percebeu-se que os elementos orientadores deste campo da educação, ou seja, o  reconhecimento da especificidade, identidade, cultura e diversidade assentam-se nos documentos, porém as políticas de formação continuada desenvolvidas precisam ser replanejadas para atendimento do assumido como referencial da Educação do Campo.

Elementos Orientadores, Formação Continuada, Educação do Campo

Texto completo: PDF