Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
EJA, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA INSPIRADAS NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Jaqueline Pereira Ventura, Daniel Candido Ferreira, Dayana Monteiro Gomes, Keilla Gomes Giron

Última alteração: 2016-07-06

Resumo

Há o reconhecimento formal quanto ao direito à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a uma formação docente específica, entretanto, é evidente a diminuta discussão sobre essa modalidade na maioria dos cursos de licenciatura. O presente artigo tem por objetivo apresentar e refletir a experiência de formação docente para EJA situada no âmbito do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, nas áreas de História e Geografia. O projeto interdisciplinar foi realizado no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em turmas de Educação de Jovens Adultos de nível médio, no período de 2014-2015. Tendo por base a interdisciplinaridade referenciada no trabalho como princípio educativo e nas contribuições da pedagogia histórico-crítica, o relato discute as possibilidades de uma prática interdisciplinar na escola pública, através do desenvolvimento de ações que respeitem as características próprias do educando trabalhador. Salienta-se a importância da reflexão sobre as dificuldades encontradas para a formação docente.

Educação de Jovens e Adultos; Interdisciplinaridade; Formação de Professores

Texto completo: PDF