Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O FENÔMENO DO LULISMO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO NORDESTE
Suely Ferreira

Última alteração: 2016-06-21

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo discutir a criação de novas universidades federais e a expansão das universidades federais existentes na região Nordeste, nos governos de Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2014), a partir da discussão do fenômeno do lulismo nesse período. Entende-se que a ampliação do sistema universitário federal e a introdução das políticas afirmativas na educação superior em conjunto com as diversas políticas públicas e programas sociais implantados por esses governos vem colaborando para solidificar a aproximação do subproletariado com o lulismo, principalmente, na região nordeste. O trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica referente ao tema e da pesquisa documental das instituições analisadas. A expansão, a interiorização e as alterações nos papéis sociais das universidades federais pela via da democratização do acesso ao ensino superior, da inclusão de setores sociais desfavorecidos e do atendimento das demandas regionais são expressões das potencialidades e dos limites do projeto de desenvolvimento proposto pelo lulismo.

lulismo; universidades federais; novos papéis sociais.

Texto completo: PDF