Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A ESCOLA REGIONAL DE MERITI: ESCOLANOVISMO, RURALISMO E O DEBATE NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Vinicius Kapicius Plessim

Última alteração: 2016-06-09

Resumo

O estudo tenciona estabelecer uma análise da Escola Regional de Meriti a partir da revisão bibliográfica em andamento sobre a escola e a docente Armanda Álvaro Alberto, tendo em vista a importância desta instituição para os estudos em história da educação no Brasil e enquanto experiência escolanovista e ruralista na atual cidade de Duque de Caxias. Busca-se tencionar a produção acadêmica sobre a Escola Regional de Meriti com os debates da historiografia da educação sobre a escola nova. Por intermédio da história local e da experiência escolar, buscam-se compreender os mecanismos sociais, políticos e pedagógicos desenvolvidos pela docente que permitem classificar tal experiência em Meriti como escolanovista ainda problematizar a relação entre a história da educação e memória escolar a partir da escola. Para além da questão do escolanovismo, busca-se identificar os agentes e agências da Baixada Fluminense que financiaram tal projeto pedagógico em Meriti, buscando por meio do projeto da escola compreender o sentido do ruralismo nas atitudes introduzidas no seio escolar, aspecto este ainda pouco estudado na historiografia educacional fluminense. O presente estudo na sua estruturação dialogou com fontes produzidas sobre a Escola Regional de Meriti como dissertações de mestrado e teses de doutorado que auxiliaram na construção da revisão bibliográfica em andamento articulando uma ponte teórica e conceitual com fontes da historiografia educacional brasileira em que abordam a temática do escolanovismo e do ruralismo. Nota-se um recorte histórico entre 1921 anos este da fundação da Escola Proletária de Merity até o ano de 1937 sendo o mesmo o marco inicial do Estado Novo Varguista.

Escola Regional de Meriti; ruralismo; escola nova.

Texto completo: PDF