Última alteração: 2016-07-04
Resumo
O trabalho objetiva analisar se há uma aproximação entre a proposta teórico-metodológica da Escola Família Agrícola (EFA) Jacyra de Paula Miniguite, pautada na Pedagogia da Alternância (PA), e a Metodologia Histórico-Crítica (MHC), uma expressão didática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O recorte da pesquisa centrou-se na prática pedagógica da escola, no componente curricular de matemática. Foram utilizadas, para tanto, fontes bibliográficas, documentais e pesquisa de campo. Entendemos que a metodologia de ensino caracteriza-se por um método, e a MHC faz a articulação entre teoria e prática, educador-educando, utilizando todos os meios para apreensão crítica dos conteúdos. A escola estudada utiliza a PA como princípio pedagógico da formação integral do jovem, desenvolvendo-o enquanto sujeito de transformação. A metodologia de ensino não pode ser compreendida em si mesma, mas em relação e articulação com as finalidades da educação e os objetivos da escola, o que sinalizou uma aproximação relativa com a PHC.