Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EFA JACYRA DE PAULA MINIGUITE: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Wester Francisco de Almeida, Débora Villetti Zuck

Última alteração: 2016-07-04

Resumo

O trabalho objetiva analisar se há uma aproximação entre a proposta teórico-metodológica da Escola Família Agrícola (EFA) Jacyra de Paula Miniguite, pautada na Pedagogia da Alternância (PA), e a Metodologia Histórico-Crítica (MHC), uma expressão didática da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O recorte da pesquisa centrou-se na prática pedagógica da escola, no componente curricular de matemática.  Foram utilizadas, para tanto, fontes bibliográficas, documentais e pesquisa de campo. Entendemos que a metodologia de ensino caracteriza-se por um método, e a MHC faz a articulação entre teoria e prática, educador-educando, utilizando todos os meios para apreensão crítica dos conteúdos. A escola estudada utiliza a PA como princípio pedagógico da formação integral do jovem, desenvolvendo-o enquanto sujeito de transformação. A metodologia de ensino não pode ser compreendida em si mesma, mas em relação e articulação com as finalidades da educação e os objetivos da escola, o que sinalizou uma aproximação relativa com a PHC.

Palavras-chave

Ensino de matemática; Pedagogia da Alternância; Pedagogia Histórico-Crítica; Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite.

Texto completo: PDF