Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
CEFAM PAULISTA: UM ESTUDO A PARTIR DE FONTES HISTÓRICAS
Mirian Aparecida Beltrão Alves, Sonia Aparecida Siquelli

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

Este trabalho vem descrever, analisar e discutir sobre a história de formação de professores através do estudo da criação e extinção do Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM no município de Casa Branca, no interior do estado de São Paulo. Problematizar a formação de uma das mais significativas experiências de formação de professores do estado de São Paulo e conhecer os motivos de sua pouca duração, o que a caracteriza como uma política de governo. A pesquisa de natureza qualitativa realizou estudos sob a visão materialista histórica dialética de entende que nenhuma instituição escolar deve ser estudada e entendida como única, devemos conhecer o contexto histórico, político e social de cada uma, considerar a época de sua criação, o projeto que a forjou e para que anseios de sociedade vigente. A metodologia empregada, de natureza qualitativa, realizada uma revisão de literatura da produção existente sobre a formação de professores no Brasil no período da década de 70 do século XX aos anos 2000. Coletou-se, através de uma pesquisa documental no Museu Prof.ª Maria Conceição Paschoal, existente nas dependências da Escola Estadual Dr. Francisco Thomaz de Carvalho de Casa Branca/SP, fontes históricas que possibilitaram descrever através de figuras o retrato da formação do magistério no CEFAM. Esse estudo permitiu observar a ligação política do período histórico estudado com a iniciativa de criar uma instituição desta natureza e, também, o impacto de mudança na prática pedagógica da formação de professores. Compreendeu-se, que os projetos de formação de professores em nível médio no estado de São Paulo e, em geral no Brasil, foram antes de qualquer consideração que se possam fazer decisões materializadas em políticas de governo, que atenderam a objetivos políticos e econômicos, direcionados e efetivados de acordo com o entendimento do governo de cada época.

Instituição Escolar; CEFAM/SP; Políticas de Governo; Fontes Históricas.

Texto completo: PDF