Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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PERFIL DOS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DE MANAUS: ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E GESTÃO
Antônio Carlos Maciel, Cíntia Adélia da Silva, Claudinei Frutuoso, Adriana Martins Carneiro Ranucci

Última alteração: 2016-06-13

Resumo


Esse artigo tem por objetivo traçar um perfil da educação integral em Manaus, a partir da implantação dos Centros Educacionais de Tempo Integral – os CETIs – iniciada em 2010. Tendo por base a experiência adquirida com os levantamentos realizados em alguns municípios do estado de Rondônia, procedeu-se à aplicação de um survey multifatorial, combinado com uma entrevista de roteiro fechado, com a finalidade de coletar dados sobre o processo de implantação, com ênfase na estrutura, funcionamento e gestão dos Centros. Os resultados aqui apresentados fazem parte do momento inicial (2013), ainda predominantemente quantitativo, de uma pesquisa em andamento sobre a educação integral em Manaus, cujo momento final, predominantemente qualitativo, está previsto para 2017. Assim, são apresentados aqui o perfil do corpo administrativo, docente e gestor, além da estrutura e funcionamento desse modelo de escola concebido especialmente para atender às finalidades da educação de tempo integral.

Palavras-chave


Educação Integral; Gestão Escolar; Instituição Escolar

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