Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS
Suze da Silva Sales, Luiz Bezerra Neto

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


O presente artigo parte do entendimento de que, ao assumir os preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), as instituições formais de ensino, mais especificamente, as escolas campesinas, podem lograr êxito ao estudar, introduzir e constituir um trabalho educativo que colabore de modo significativo com a escolarização da classe trabalhadora do campo no Brasil. Dessa forma, o objetivo do artigo é analisar alguns aspectos filosóficos, teóricos e metodológicos inerentes à PHC, tendo em vista responder à seguinte questão: Qual a possibilidade de contribuição que esta pedagogia traz à educação atual (2016)? Contribuição que, pela hipótese aventada, se justifica por consolidado embasamento filosófico, psicológico e metodológico, focando-se numa visão de formação de sujeitos históricos através da mediação com o trabalho, além de assegurar aos alunos, principalmente da classe trabalhadora, aceso aos conhecimentos historicamente constituídos pela humanidade. Metodologicamente, utilizou-se de revisão de literatura para o entendimento das discussões sobre Educação do Campo na atualidade, lançando-se mão da produção disponível de autores que tratam da emergência dessa educação, tais como, Bezerra Neto (1998, 2013), Souza (2006), Menezes Neto (2008), Caldart (2002), Kolling, Nery & Molina (1999) outros. Em especial, foi consultada parte da bibliografica especializado em PHC, a saber, Saviani (2008, 2011, 2012), Duarte (1993, 2000), Marsiglia (2011), dentre outros. O texto parte da exposição breve de alguns momentos significativos e que colocaram a necessidade de se (re)pensar a educação do campo no país e, em seguida, faz-se alguns apontamentos sobre a PHC, analisa-se o porquê de esta pedagogia parecer ser a corrente adequada para se garantir às populações do campo acesso ao conhecimento universalmente construído pela humanidade e à progressiva utilização destes conhecimentos no processo de luta dos trabalhadores do campo. Como resultado deste estudo, espera-se fomentar a discussão sobre a necessidade de se definir, com clareza, um solido referencial filosófico, teórico e metodológico que seja condizente com uma educação que contribua para a emancipação da classe trabalhadora rural.


Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Educação do Campo; Educação Escolar

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