Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
ESCOLA REGIONAL DE MERITY: MEMÓRIAS E PATRIMÔNIO. UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DUQUE DE CAXIAS
Renata Spadetti Tuão, Cristiane Dias Nunes de Araújo, Luciana Pires Alves

Última alteração: 2016-06-26

Resumo:

A cidade de Duque de Caxias situada na Baixada Fluminense/RJ carrega as contradições que são marcas da sociedade capitalista desde sua formação. É nesse cenário pontuado por incoerências que o nosso objeto traz as marcas da luta das agências da sociedade civil organizada pela preservação da Escola Regional de Merity (atual Escola Dr. Álvaro Alberto), criada em 1921. Entre as agências citadas, destacam-se o FORAS (Fórum de Oposição e Resistência ao Shopping), o SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro) e o CEPEMHEd (Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias e Baixada Fluminense).  Das instituições nascidas no bojo da organização social, o SEPE vem se preocupando com o patrimônio escolar e a formação de professores.  A atuação do mesmo propõe o debate que fundamenta a construção de políticas numa perspectiva contra-hegemônica, como a criação do CEPEMHEd no processo de salvaguarda do patrimônio da Escola Regional de Merity. Por esse motivo, o objetivo é divulgar o acervo da referida escola pela contribuição dada ao campo da História da Educação e ao município, além de apresentar como denúncia a ameaça de apagamento das memórias desse lugar. Essa investigação tem como referencial teórico Gramsci e Edward Thompson no crescente processo de conscientização patrimonial em relação à educação local. Seu recorte temporal compreende o período de 2000 até os dias atuais e, a partir da pesquisa documental do acervo da Escola Regional de Merity, sob a guarda provisória do CEPEMHEd, o estudo evidencia as tensões que marcaram e continuam marcando o caminho percorrido.

Memória; Educação patrimonial; Acervo; Duque de Caxias.

Texto completo: PDF