Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
RESGATE HISTÓRICO DA EJA COM ÊNFASE NO PROJETO VÉSPER EM RIO CLARO-SP: ESTUDO DE CASO
Sueli Iwasawa, Marilena A. Jorge Guedes de Camargo, Filipe Rafael Gracioli

Última alteração: 2016-06-09

Resumo

Resumo: Neste texto apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, linha de pesquisa: Linguagem-Experiência-Memória-Formação. Como delimitações do problema de pesquisa foram levantadas as questões, a seguir: Que tipo de política pública o município de Rio Claro-SP adotou no momento de responsabilização pela EJA (no início da década de 1990 - especificamente em 1991, quando assume a educação) com relação a essa modalidade de ensino? Como as intenções políticas se traduzem nos documentos e nas “falas” dos sujeitos envolvidos? A pesquisa tem como objetivo geral: compreender e contribuir com a história da EJA em Rio Claro-SP, especialmente por meio do Projeto Vésper, este no sentido da sua manutenção ou eliminação como instrumento político público de alfabetização de jovens e adultos no município. E como objetivos específicos: analisar por meio de um levantamento histórico como se deu a implantação e o desenvolvimento do Projeto Vésper no município de Rio Claro-SP; descrever e analisar as ações do Projeto Vésper no que se refere à EJA nesse município; e compreender por meio da análise dos questionários como se deu a atuação dos professores no projeto. A pesquisa é desenvolvida na perspectiva de abordagem histórica centrada em documental e bibliográfica, por meio dos procedimentos de localização, seleção e análise de fontes documentais; e de leitura de bibliografia sobre a EJA, especialmente de abordagem histórica. Também foram aplicados questionários com professores que atuaram nessa modalidade de ensino por meio do Projeto Vésper, no início da década de 1990, sob responsabilização municipal. Do desenvolvimento dessa pesquisa, que se encontra em andamento, resultará dissertação de Mestrado, na qual serão apresentados resultados da análise das fontes documentais e dos questionários. Os resultados propiciarão compreender como se deu o atendimento da EJA, especificamente no município de Rio Claro-SP, nesse período histórico pesquisado.

História; EJA; Projeto Vésper

Texto completo: PDF