Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
AGROECOLOGIA, ESTUDO E PRODUÇÃO NOS CENTROS/ESCOLAS DO MST NO PARANÁ
João Henrique Souza Pires

Última alteração: 2016-07-05

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a matriz agroecológica e analisar as bases teóricas metodológicas desenvolvidas nos Centros/Escolas de Agroecologia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST na construção dos cursos técnicos em agroecologia no Paraná (PR).  Teve-se como objeto concreto de análise apreender as práticas pedagógicas e metodológicas do II curso técnico em agroecologia integrado ao ensino médio realizado no Centro/Escola “José Gomes da Silva” (EJGS) do MST do Paraná (PR), Turma Revolucionários da Terra (2010-2013). Tomou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e análise documental com destaque imprescíndivel ao Projeto Político Pedagógico (PPP), ao Projeto Metodológico (PROMET) e as ementas disciplinares, bem como, o regimento interno da EJGS e o desenvolvimento teórico metodológico do Dialogo de Saberes no Encontro de Culturas (DS). Constatou-se que a proposta pedagógica na Turma Revolucionários da Terra na EJGS segue os princípios da Pedagogia do Movimento Sem Terra, da pedagogia freireana, da agroecologia e do Materialismo histórico dialético. Dentro desse contexto, identificou-se aspirações na educação politécnica (especialmente como politecnismo) como chave fundamental para o salto de qualidade nas relações entre trabalho, educação e escola. Assim, o trabalho, a luta social, a organização coletiva, a cultura sem terra e a história são elementos que permeiam todos os tempos educativos da Turma, que tem intencionalidade específica de formar sujeitos técnicos em agroecologia com o conhecimento sobre a luta pela terra, os princípios da agroecologia e vinculados ao MST.

Agroecologia; MST; Cursos técnicos em Agroecologia; Dialogo de Saberes.

Texto completo: PDF