Nosso objetivo é propor diálogos entre a educação e o cinema brasileiro. A escolha destas categorias busca fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar. Por isso, temos grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de agenciadores dos materiais elaborados / filmados / editados.

Escolhemos alguns cineastas. Pensamos em suas obras e fizemos uma provocação para a produção dos curtas-metragens. Outros cineastas e outras obras poderiam ter sido escolhidas. Provocações diferentes poderiam ter sido propostas. Mas precisávamos começar por algum lugar. Esperamos que categorias escolhidas sejam instigantes a professores e estudantes.

A exceção é a categoria Minuto Lumière. Esta categoria conversa com o marco inicial do cinema, em 1895, quando os Irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho que permitia o registro de uma série de instantâneos fixos (fotogramas) que, quando projetados, criam uma ilusão de movimento. Esta categoria é uma referencia importante nos estudos de cinema e educação da REDE KINO

Sua inscrição poderá ser feita em uma ou mais categorias.

1. Kino Lumière
    Filme um minuto com a câmera fixa buscando capturar algum acontecimento do cotidiano que revele a grandeza do ínfimo (Manoel de Barros descrevendo o Minuto Lumière): uma borboleta pairando sobre uma planta, um homem recolhendo o lixo das ruas, um cachorro tentando cruzar uma larga avenida.
  2. Kino Eduardo Coutinho
    Busque uma pessoa com quem você jamais conversou antes. Com a câmera, lance uma pergunta. A resposta é o seu filme.
  3. Kino Nélson Pereira dos Santos
    Filme a infância. Observe sua comunidade e os que vivem nela. Enquadre seus movimentos, sem sons. Preste atenção aos detalhes da luz e às cores das construções.
  4. Kino Kléber Mendonça Filho
    Ouça os sons que o cercam. Filme-os. Não os objetos que os produzem, filme os sons.
  5. Kino Humberto Mauro
    Faça uma reinvenção de "A Velha a fiar". Você pode criar bonecos, usar recortes de jornal ou mesmo filmar seus colegas interpretando. Quanto mais diferente for do original, melhor!
  6. Kino Petrus Cariri
    Filme uma festa tradicional do seu bairro, sua cidade. Os processos de preparação, a iluminação, a música, as fantasias… mas até 3 minutos, não esqueça!
  7. Kino Eduardo Nunes
    E se a vida durasse um dia, como seria? Filme pensando nisso, mas só até 3 minutos.
  8. Kino Cao Guimarães
    Filme acidentalmente. O que poderia ser uma imagem acidental? Descubra e invente o que é um acidente filma(n)do.
  9. Kino Karim Aïnouz
    Todos os dias saímos e voltamos para casa. Por que voltamos? Tente encontrar os motivos porque voltamos para casa. Mas só 3 minutos.
  10. Kino Ocupação das Escolas do Estado de São Paulo 2015
    Faça um filme da ocupação de uma escola da Rede Publica do Estado de São Paulo, Mostre como as escolas estão sendo ocupadas, o que é e o que acontece em uma ocupação. Até 3 minutos.

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp)