1 – SOBRE A INSCRIÇÃO

1.1 – Poderão se inscrever quaisquer filmes produzidos em escolas públicas da rede básica de ensino e também espaços de ensino não-formal com até 03 (três) minutos de duração, desde que se enquadrem em alguma das categorias abaixo elaboradas. A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco da Rede KINO - Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de agenciadores dos materiais elaborados / filmados / editados. Também, propomos que os trabalhos tenham inspiração fundamentalmente nos gestos criativos de cineastas brasileiros de diversas regiões dos pais. Para tanto, orienta-se a produção dos filmes segundo os princípios de criação indicados, sendo:

  1. Kino Lumière
    Filme um minuto com a câmera fixa buscando capturar algum acontecimento do cotidiano que revele a grandeza do ínfimo (Manoel de Barros descrevendo o Minuto Lumière): uma borboleta pairando sobre uma planta, um homem recolhendo o lixo das ruas, um cachorro tentando cruzar uma larga avenida.
  2. Kino Eduardo Coutinho
    Busque uma pessoa com quem você jamais conversou antes. Com a câmera, lance uma pergunta. A resposta é o seu filme.
  3. Kino Nélson Pereira dos Santos
    Filme a infância. Observe sua comunidade e os que vivem nela. Enquadre seus movimentos, sem sons. Preste atenção aos detalhes da luz e às cores das construções.
  4. Kino Kléber Mendonça Filho
    Ouça os sons que o cercam. Filme-os. Não os objetos que os produzem, filme os sons.
  5. Kino Humberto Mauro
    Faça uma reinvenção de "A Velha a fiar". Você pode criar bonecos, usar recortes de jornal ou mesmo filmar seus colegas interpretando. Quanto mais diferente for do original, melhor!
  6. Kino Petrus Cariri
    Filme uma festa tradicional do seu bairro, sua cidade. Os processos de preparação, a iluminação, a música, as fantasias… mas até 3 minutos, não esqueça!
  7. Kino Eduardo Nunes
    E se a vida durasse um dia, como seria? Filme pensando nisso, mas só até 3 minutos.
  8. Kino Cao Guimarães
    Filme acidentalmente. O que poderia ser uma imagem acidental? Descubra e invente o que é um acidente filma(n)do.
  9. Kino Karim Aïnouz
    Todos os dias saímos e voltamos para casa. Por que voltamos? Tente encontrar os motivos porque voltamos para casa. Mas só 3 minutos.
  10. Kino Ocupação das Escolas do Estado de São Paulo 2015
    Faça um filme da ocupação de uma escola da Rede Publica do Estado de São Paulo, Mostre como as escolas estão sendo ocupadas, o que é e o que acontece em uma ocupação. Até 3 minutos.

A inscrição é gratuita e acontece através do site Faculdade de Educação.

Período de inscrição: de 20/11/2015 à 21/02/2016 (até 22: 00 horas – horário de Brasília)

Divulgação dos resultados: 07/03/2016

1.2 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site Faculdade de Educação e será composta de:

1.2.1 – Primeira Parte
- Identificação da Instituição

1.2.2 – Segunda Parte
- Dados do filme para seleção;
- Link do filme para seleção;

No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

1.4 - A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. Não serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace. Cuidado como o uso de imagens e sons que estejam protegidos por Direitos Autoriais.

Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acessos incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

1.5 – Além das informações do filme solicitadas na ficha, no momento da inscrição online, é preciso anexar uma foto de divulgação do filme.

1.5.1 – Caso necessário, o candidato poderá anexar imagens ou textos explicativos ao projeto.

1.6 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

1.6.1 – O responsável pela inscrição se compromete a enviar 01 (uma) cópia em DVD quando solicitado pela coordenação.

1.7 – Não é cobrada taxa de inscrição.

1.8 - As despesas e encargos referentes à remessa do material para seleção ficam a cargo do remetente.

2 - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1 – País de produção: Brasil

2.2 – Região de produção: Estado de São Paulo

2.3 – Para a I Mostra Kino Campinas são aceitas inscrições de CURTAS, a saber:
Filmes brasileiros com duração de até 03 minutos, produzidos desde 2014 em contexto escolar – por alunos de escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal - que se enquadrem nas categorias preestabelecidas neste regulamento inspirados nos gestos criativos dos cineastas escolhidos;

2.4 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

2.5 – Serão aceitos todos os filmes que forem realizados em escolas públicas e privadas, em ações educativas formais e não-formais; na educação infantil, no ensino fundamental e médio (Educação Básica) e em quaisquer cursos técnicos profissionalizantes. A educação superior não será contemplada, mas trabalhos inscritos produzidos em cursos de extensão e/ou pesquisa que envolvam alunos estudantes de Educação Básica poderão ser considerados.

3 - SELEÇÃO

3.1 – A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento e membros do Fórum da Rede Kino.

3.2 - A divulgação dos trabalhos selecionados será realizada até o dia 10 de fevereiro de 2016 no site da Faculdade de Educação

4 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

Para os filmes selecionados, a orientação técnica para os formatos de exibição e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

Atenção: DURANTE A REALIZAÇÃO DO EVENTO NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DA CÓPIA DE EXIBIÇÃO PREVIAMENTE ENVIADA.

5 - DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 - A participação na inscrição de filmes supõe a aceitação das seguintes bases:

5.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

5.3 - Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

5.4 - As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

5.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Laboratório OLHO da Faculdade de Educação/ MIS – Museus de Imagem e som de Campinas / Centro de Memória da Faculdade de Educação e não serão utilizadas para fins comerciais.

5.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

5.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

5.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado





Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp)