Sobre o Encontro
Hospedagem, Transporte
e Alimentação
SOBRE O ENCONTRO

O Encontro privilegiará a divulgação e discussão de experiências e práticas docentes na área do Ensino de História, ampliando os canais de difusão e interlocução entre os diferentes segmentos da comunidade educacional e os Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Educação e História do Brasil e de outros países.

A programação científica estará organizada em:

• Conferências
  • Mesas-Redondas
  • Grupos de Trabalho (GTs)
  • Fóruns de Discussão: Reflexões sobre práticas docentes
  • Minicursos

As conferências e mesas-redondas serão organizadas pela Coordenação do evento e contarão com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais que tratarão da temática central do Encontro focalizando a educação na América Latina.

Os Grupos de Trabalho (GTs) destinam-se à exposição oral de trabalhos por professores da educação básica e damais pesquisadores sobre as temáticas selecionadas no evento. Os interessados devem inscrever seus trabalhos no período de 01/03/2012 a 10/05/2012, de acordo com as NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS, no item INSCRIÇÕES.

Os GTS serão coordenados por pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, que selecionarão os trabalhos a serem apresentados farão exposições acerca das temáticas desenvolvidas nos GTs no início das atividades. Além disso, os coordenadores de GT apresentarão um relato - oral e escrito - das discussões realizadas nos GTs na Plenária final do evento.

Os Minicursos, que começaraão logo no primeiro dia do evento, serão ministrados por pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais e terão a duração total de 6h. Cada minicurso terá a capacidade máxima de 45 participantes, que receberão certificados à parte pela participação nos minicursos. Os interessados em ministrar minicursos durante o evento deverão entrar em contato com a comissão organizadora do evento até o dia 30/03/2012 através do e-mail: perspectivas2012@gmail.com .

Além da programação científica, o evento contará com uma programação cultural que envolverá um Coquetel para o Lançamento de Livros e um jantar de confraternização por adesão, a ser pago no ato do credenciamento.

TEMÁTICAS DOS GTS

1. O ensino de História da América
  2. Usos e abusos dos livros didáticos e paradidáticos
  3. Diversidade de linguagens e práticas de sala de aula
  4. Educação histórica
  5. Práticas de memória e ensino de História
  6. Histórias e Memórias do ensino de História
  7. Ensino de História e diversidades étnico-culturais
  8. O ensino de História nos anos iniciais
  9. Formação de professores de História
  10. Ensino de História e currículo

GRUPOS DE RELFEXÃO SOBRE DOCÊNCIA (GRD)

Pela primeira vez no Encontro Perspectivas do Ensino de História, estamos incluindo uma modalidade de atividade direcionada para os professores da educação básica, GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE DOCENCIA (GRD). A proposta objetiva criar um espaço dialógico entre saberes docentes e conhecimentos produzidos sobre o Ensino de História. A dinâmica desses grupos pretende contemplar as vozes dos professores que atuam na Educação Básica, o que nem sempre se consegue atingir nas modalidades acadêmicas de apresentação de resultados de pesquisa. Os Grupos de Reflexão constituir-se-ão na aplicação de uma metodologia que viabilize a indicação de problemáticas vivenciadas no cotidiano docente em relação à sua prática no Ensino de História, sejam elas do âmbito de conteúdos, metodologias ou avaliação.

Temáticas dos GRD:

1. Aprendizagem em História
  2. Leituras e usos dos livros didáticos de História
  3. Práticas metodológicas na sala de aula
  4. As práticas de ensino de História e suas relações com as propostas curriculares
  5. Diálogos entre passado e presente na produção do saber histórico escolar
  6. Desafios e possibilidades da avaliação no Ensino de História
  7. Diversidades étnico-culturais no ensino de História
  8. O ensino de História nos anos iniciais
  9. Desafios do ensino de História no EJA
  10. Significados e desafios do ensino de História da América

MINICURSOS

O envio de propostas de Minicursos a serem oferecidos durante o evento deverá ser feito pelo email perspectivas2012@gmail.com, até o dia 30/03/2012.

Orientações para proposição de minicursos:

1. Informar o título;
  2. Nome do proponente;
  3. Ementa, com objetivos e conteúdo programático;
  4. Bibliografia Básica;
  5. Discriminação dos suportes técnicos e recursos audiovisuais necessários.