Inscreva-se!
Palestrantes

Dermeval Saviani

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente e em 1991 foi aprovado no Concurso de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. É professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, onde também é Professor Emérito e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educaçã brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação e história da escola pública. Voltar à programação.

Ricardo Luiz Coltro Antunes

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1975) , mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela University of Sussex (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ontologia do ser social e nova morfologia do trabalho. Voltar à programação.

Sergio Afrânio Lessa Filho

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas, e membro da comissão editorial da revista Crítica Marxista (São Paulo). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Lukács, ontologia, marxismo, trabalho e Marx. Voltar à programação.

Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de La Taille

Professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Ministra aulas de Psicologia do Desenvolvimento e desenvolve suas pesquisa na área de Psicologia Moral, tendo publicado diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre o tema. Seu livro Moral e Ética, Dimensões Educacionais e Afetivas (Artmed, 2006) recebeu o prêmio Jabuti em 2007. Voltar à programação.

José Henrique Rodrigues Torres

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (1980), especialização em Direito das Relações Sociais pela Faculdade de Direito de Bauru (1984) e especialização em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Juiz titular da vara do Tribunal do Júri da Comarca de Campinas e Diretor Geral do Fórum da mesma comarca. Voltar à programação.

Marcos Antonio dos Santos Reigota

Possui graduação em Biologia pela FFCL "Farias Brito", cursou o mestrado em Filosofia da Educação na PUC-SP, o doutorado em Educação na Universidade Católica de Louvain e pós-doutorado na Universidade de Genebra. Realizou estágios de pesquisa na London School of Economics and Political Science(1994), no Institut for Social Research of Frankfurt (1997), na Josai International University em Chiba (2000) e na Sophia University de Tóquio (2005). É membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México e foi coordenador do GE Educação Ambiental da Anped. É professor do PPG em Educacão da Universidade de Sorocaba e professor-colaborador do PPG em Geografia da UFRGS. Voltar à programação.

Renê José Trentin Silveira

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1984), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor assistente Doutor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação, filosofia, ensino de filosofia, filosofia para crianças, ideologia e filosofia da educação. Voltar à programação.

Folder Oficial PDF (622 kb)

Para ler arquivos PDF seu computador necessita do Adobe Reader. Clique no botão abaixo e obtenha o Adobe Reader gratuitamente.

© 2008 - Grupo PAIDÉIA - FE/UNICAMP - Todos os direitos reservados.
poiethos@unicamp.br