Palestrante

Ana Angélica Albano

Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Unicamp.

Grupos de Pesquisa:

• Grupo OLHO - Laboratório de Estudos Áudio Visuais da Faculdade de Educação/Unicamp
  • IERG-Imagination and Education Research Group-Siimon Fraser University/Canada.

Suas pesquisas estão focadas na observação da relação artista, obra e atividade docente.

Implantou e coordenou projetos de iniciação artística nas Prefeituras de São Paulo, Santo André
e Diadema de 1983 a 1997

Livros:

• ALBANO, Ana Angélica. Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito de iniciação. São Paulo Plexus, 1998..
  • ALBANO MOREIRA, Ana Angélica. O Espaço do Desenho: A Educação do Educador, São Paulo, Edições Loyola –1984.( 9o ed. 2002,).

Resumo: "O artista no olhar da pedagoga"

Os artistas são as minhas cruzes! Desabafa, no primeiro dia de aula, a pedagoga. A pedagoga e o artista trabalham no mesmo projeto que atende crianças vivendo em situação de risco. Estudam na mesma Universidade, mas só se encontram no trabalho. Dividem responsabilidades, mas não as partilham.
Sou professora de ambos em disciplinas e Institutos diferentes e sinto neste desabafo um desafio interessante. Acompanhei o trabalho da pedagoga e do artista durante dois anos sem, nunca, tê-los na mesma sala de aula. O relato que apresento é uma reflexão sobre as possibilidades, apesar das dificuldades, de aproximação entre diferentes lugares do olhar.

e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels