Palestrante

Ana Gonçalves Magalhães

Assistente de Curadoria - Fundação Bienal de São Paulo

FACAMP

São Paulo - SP - Brasil

Resumo: "Pintura e fotografia na produção contemporânea"

A 25a. Bienal de São Paulo, em 2002, e a próxima edição (2004) privilegiaram a seleção de obras em pintura e fotografia de artistas contemporâneos. A seleção de obras dos fotógrafos alemães Andreas Gursky e Thomas Ruff como salas especiais na 25a. Bienal de São Paulo, e o convite a Thomas Struth para a 26a. Bienal de São Paulo são um marco na história da bienal, que permitirá uma reflexão sobre as relações entre a pintura e a fotografia na produção contemporânea.

Na década de 90 - contrariamente ao que se previa na década anterior -, há um renascimento da pintura como suporte da arte. Esta revitalização associa-se a uma retomada da figuração e de um caráter hiper-realista da pintura, e corresponde, também, a um período da ascensão da fotografia como suporte artístico. Vemos, num meio técnico e no outro, que os princípios constituintes do trabalho do artista parece se basear nos preceitos estabelecidos pela pintura.


e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels