Palestrante

Gustavo Barcellos

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, membro analista da AJB - Associação Junguiana do Brasil e da IAAP - Associação Internacional de Psicologia Analítica.

Resumo: "A obra na psicologia analítica e na arte"

Este trabalho propõe uma breve revisão das idéias centrais do psicólogo suíço Carl Gustav Jung sobre arte. Jung elaborou várias observações sobre os aspectos psicológicos envolvidos nos processos de criação. Esta é uma parte de sua obra pouco conhecida e difundida, mesmo entre junguianos. A própria psique tem, na psicologia junguiana, um caráter essencialmente criativo - um tema complexo que a diferencia de outras abordagens psicoterapêuticas. Essas idéias compõem um volume inteiro das Obras Reunidas, "O Espírito no Homem, na Arte e na Literatura," composto de diversos ensaios escritos ao longo de sua vida. O volume, na opinião do autor, tem sido negligenciado pelos pensadores junguianos, bem como a teoria nele exposta. A apresentação examina as principais direções desse pensamento, eventualmente contrastando-o com a abordagem psicanalítica mais tradicional.

e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels