Lygia Eluf

Áreas de Interesse:

Artes Plásticas: expressão bidimensional

Projetos de Pesquisa:

Centro de Pesquisa em Gravura do Instituto de Artes: projeto de ampliação do ateliê integrado de gravura; projeto para publicação semestral do caderno de textos do CPGravura; projeto Ateliê Aberto.

Publicações:

Cemitério Marinho (álbum de gravuras em metal)

Da estrutura às secretas alterações (tese de mestrado, álbum de serigrafias)

Cor-estrutura: os campos da cor (tese de doutorado, a ser publicado pela edusp em 2001)

Atividades Docentes:

Desenho e Gravura

Resumo: "A atuação do artista na Universidade: o pensar e o fazer"

A relação entre ensino, pesquisa e atividades de extensão é o que caracteriza o ensino superior de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento. A arte passa a ser incluída nos currículos universitários por volta do término da Segunda Guerra e instala-se então a tentativa complexa de compreendê-la dentro deste universo e de como o artista contemporâneo transita nesse espaço de produção de idéias.
Difundir a arte como meio de conhecimento e o ensino como maneira de despertar e formar o sensível, reconhecer a arte como pesquisa num diálogo constante com modos de pensar diversos, sem perder de vista o que nos leva a fazer arte e principalmente, atuar na formação de indivíduos que deverão nos próximos anos levar adiante essa tarefa: esse é o papel do artista no âmbito acadêmico.
O que pretendo é apresentar um relato de um percurso pessoal, baseado nos mais de vinte anos de experiência com o ensino de arte na Universidade, e de como é possível articular essas linhas de cruzamento onde esse trabalho se desenvolve.

e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels