Palestrante

Maria Isabel Leite

Doutora em Educação pela Unicamp.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e credenciada
ao Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em
Educação Estética - GEDEST/UNESC.

Pesquisadora do OLHO/UNICAMP e do GEPIE/UFSC.

Resumo: "O serviço educativo dos museus e o espaço imaginativo das crianças"

Este trabalho trata-se de uma pesquisa que acompanhou os setores educativos do Solar Grand-Jean de Montigny, com uma exposição de réplicas de Portinari, e do Museu Nacional de Belas Artes, com Salvador Dali - ambos cariocas. No primeiro, as escolas agendavam uma visita guiada e, em seguida, com papel e lápis cera, crianças faziam o desenho da obra preferida. Na segunda, após livre visitação, crianças assistiam a um vídeo e depois, com lápis cera e papel ou massa plástica, representavam o que viram. Em que medida essas propostas estimulam o processo imaginativo? Foi levado em conta o repertório? Foi-lhes dada oportunidade de contemplação ativa? De dar asas à imaginação? Estabelecer sentido? Criar? O diálogo com autores, a observação dos mais de 3.000 desenhos infantis, entrevista com monitores e acompanhamento das visitas fizeram com que a pesquisa concluísse que o processo imaginativo está diretamente ligado às condições de apropriação e de produção oferecidas às crianças.

e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels