Palestrante

Psicólogo formado pela Universidade de Zurique;

Atual presidente do Instituto C.G.Jung de Minas Gerais;

Membro da IAAP e da AJB;

Analista Junguiano pelo Instituto Jung de Zurique no Programa combinado de trabalho com adultos, crianças e adolescentes;

Bailarino, professor de dança criativa e Yôga;

Morou por 12 anos em Auroville, um projeto de uma cidade internacional no Sul da Índia.

Resumo: "O corpo, a dança e o processo de individuação"

O corpo é por assim dizer o palco entre o céu e a terra, no qual se desenrola o drama anímico-cósmico. Para o conhecedor, o iniciado, ele é o palco sagrado de uma peça misteriosa, incrivelmente profunda.

Estas palavras de Ana Anagarika Govinda, definem o sentido do trabalho que vou apresentar neste seminário. O foco será sobretudo na função que a dança - e sobretudo a dança contemporânea, a dança criativa e a improvisação na dança - tem ou pode ter no processo de auto-descoberta e auto-realização, que Carl Gustav Jung denomina o processo de individuação, que em suas palavras representa: tornar-se aquilo que se é. Isto se dá sobretudo porque, segundo Lisa Ulmman - que desenvolveu um trabalho pedagógico maravilhoso com crianças em dança criativa - na dança fazemos o movimento por causa do movimento. Acrescenta-se a isto a dimensão imagética-emocional, que se apresenta a nós no processo sobretudo no relacionamento música-movimento. Paisagens de vida se desdobram então espontaneamente nas paredes internas de nosso ser.

e-mail: siee@unicamp.br|Melhor se visualizado no Internet Explorer 4.0 ou superior - em resolução de 800x600 pixels