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No ano de 2013, a experiência de Alfabetização com trabalhadores da região de Angicos (RN) completou 50 anos. Inúmeras homenagens, debates e a proposição de uma política de Alfabetização de Jovens e Adultos pelo Ministério da Educação (MEC) enfatizaram as contribuições de Paulo Freire para a educação.
É relevante e oportuno, neste contexto, trazer para o debate contemporâneo, sua obra, seu pensamento e sua proposta educativa, visto que, ao longo de sua trajetória como educador, discutiu, dentre outras questões, uma proposta de Alfabetização de adultos que contribuiu significativamente para a consolidação da Pedagogia Crítica no Brasil e no exterior.
Assim, o V Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA, da Faculdade de Educação da UNICAMP, promove uma análise e reflexões envolvendo:
- As contribuições do pensamento de Paulo Freire ao debate educacional contemporâneo;
- A influência das Pedagogias de Paulo Freire nas práticas educativas escolares e não escolares.
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