TEMA GERAL: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Criada a partir do GT Filosofia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) a SOFIE – Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação realizou seu primeiro congresso em setembro (entre os dias 10 e 12) de 2014 na Universidade de Passo Fundo/RS, conjuntamente com o V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação, promovido pela UPF. Como forma de consolidar a Associação, assim como dando-lhe maior visibilidade, seu II Congresso será realizado de forma autônoma, sendo sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

O tema escolhido por sua diretoria, Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional, visa sistematizar os debates que vêm sendo realizados pelo campo da Filosofia da Educação tanto no Brasil (durante várias reuniões o GT Filosofia da Educação da ANPEd debateu diferentes aspectos da questão) quanto no exterior. Visa também oferecer ferramentas conceituais e teóricas para que os filósofos que se dedicam à educação possam participar ativamente do debate nacional em torno da problemática formativa, em suas várias instâncias. O viés crítico da proposta é evidenciado na perspectiva de debater a formação no contra-fluxo dos processos de qualificação profissional, num sentido estritamente técnico. A SOFIE pretende construir subsídios teóricos para compreender a formação de modo amplo, para além do estritamente profissional.

Já se produziu muito e há um discurso recorrente a respeito da importância da Filosofia na formação humana e especialmente na formação das novas gerações, ainda que os caminhos atuais da sociedade apontem para direção, se não oposta, ao menos de não valorização da presença da Filosofia nos processos formativos. Da Filosofia e das Humanidades em geral. Os discursos educacionais têm apontado com mais ênfase para a formação direcionada ao mercado de trabalho e têm deixado de lado ou mesmo silenciado a respeito da necessidade de formação para o “mercado” mais importante que é o das trocas ou das interações humanas. Que entendimentos de formação humana têm presidido as propostas educacionais? Que entendimentos relativos às contribuições da Filosofia têm estado presentes nas falas que a propõem como componente necessário nos vários níveis da educação formal e na vida em geral das pessoas? Como a Filosofia da Educação, como campo de saber, pode contribuir para o debate?

Eixos Temáticos

O congresso estará organizado em quatro eixos temáticos, abrangendo a presença e a contribuição da Filosofia da Educação em variados âmbitos formativos:

Em torno destes quatro eixos estarão organizadas as conferências, mesas redondas e sessões de comunicação oral.



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