Ver todas as publicações
Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 03/12/2021 - 13:37 FE Publica

Olhares sobre a escola: outras relações são possíveis

A quinta live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Olhares sobre a escola: outras relações são possíveis” discute os trabalhos das pesquisadoras Fernanda de Lourdes de Freitas/UNICAMP (A relação escola e família: análise de uma política em construção) e Paola Nogueira Lopes Evangelista/UFMS (O aprender e o não aprender de adolescentes em um processo de distorção, idade e séries: perspectivas e desafios).

A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

Live transmitida em 10/09/2021

o link: https://www.youtube.com/watch?v=tTF6W4PYH5c

Informações das participantes:

Fernanda de Lourdes de Freitas
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Psicologia e Pedagogia. Foi docente do curso de Psicologia na PUC Campinas e UNIP Jundiaí. Atuou por 12 anos no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire na cidade de Hortolândia, ministrando cursos de formação continuada para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, bem como seus gestores. Foi Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Teve experiência como Supervisora Educacional na Secretaria de Educação de Hortolândia. Atualmente está como docente na Educação Infantil e faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia gestão 2017-2019. A ênfase de seu trabalho são nas áreas de Educação e Psicologia, com destaque para a Psicologia Educacional e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Formação de Psicólogos, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Relação Escola e Família, Identidade, Sexualidade e Representação Social.

Paola Nogueira Lopes Evangelista
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Atualmente é psicóloga - Secretaria de Estado de Educação Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Neuropsicologia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.