Ver todas as publicações
Prof. Ronaldo Alexandrino | Atualizado em 06/12/2021 - 10:00 FE Publica

Produção de saberes para a Psicologia e a Educação: entre o dito e o não-dito

A sexta live da série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” intitulada “Olhares sobre a escola: outras relações são possíveis” discute os trabalhos das pesquisadoras Tatiane Gomez Espinha (A temática racial na formação em psicologia a partir da análise de projetos políticos-pedagógicos: silêncio e ocultação) e Thalita Ortiz Neves Dagher (Trabalho docente e expressões do sofrimento psíquico: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural).

A discussão é problematizada pelo Prof. Ronaldo Alexandrino considerando a possibilidade de diálogo em ambos os estudos.

A série “Educação & Psicologia: divulgando o conhecimento científico” faz parte do Projeto de pós-doutorado do pesquisador Ronaldo Alexandrino discute, semanalmente às sextas-feiras de agosto à novembro de 2021, duas pesquisas produzidas em dois grupos de pesquisa, o GEPPE / UFMS e o DiS/Unicamp, sob orientação das professoras Sônia da Cunha Urt e Ângela Soligo, respectivamente, com o objetivo de explicitar e dar visibilidade em pesquisas voltadas para a área de pesquisa em Psicologia e Educação.

Live transmitida em 17/09/2021

o link: https://www.youtube.com/watch?v=VUWgQznx_5k

Informações das participantes:

Tatiane Gomez Espinha
Graduação em Psicologia Mestrado em Psicologia Clinica, Doutora em Educação Docente de Psicologia e atua em Instituições e intervenções comunitárias.

Thalita Ortiz Neves Dagher
Possui graduação em Pedagogia pela UFMS (2008). Graduação em Psicologia pela UFMS (2017). Especialização em Gestão da Sala de Aula e suas Metodologias pelo IESF (2011). Especialização em Neuropsicopedagogia pela FCE (2017). Mestra em Psicologia pela UFMS na Linha de Pesquisa "Psicologia e Processos Educativos" (2017-2019). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GEPPE - UFMS) desde fevereiro 2017. Estuda e pesquisa sobre o trabalho docente e sua relação com a saúde/adoecimento psíquico; Psicologia Educacional e Escolar; Atuação do profissional de Psicologia em interface com a Educação. É também professora efetiva na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande-MS desde 2009.