Sub-Portal: Eventos
O Seminário Diálogos com a Pesquisa – As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões foi realizado em 04 de outubro de 2013, no Centro de Convenções da Unicamp, sob coordenação dos professores Antonio Carlos Amorim e Debora Jeffrey, da Faculdade de Educação (FE).
PROGRAMAÇÃO – 04/10/2013
9h às 9h30 – Abertura Oficial
9h30 às 10h30 – Conferência ‘‘Neoliberal Education, Neoliberal Research and Truth-telling’’
Prof. Dr. Stephen Ball (IOE-London)
Mediação: Prof. Dr. Luis Armando Gandin (UFRGS)
Textos-base:– Care of the self, resistance and subjectivity under neoliberal governmentalities / Stephen J. Ball e Antonio Olmedo
– Performativity, Commodification and Commitment: An I-Spy Guide to the Neoliberal University / Stephen J. Ball10h30 às 11h – Café
11h às 12h30 – Mesa-Redonda ‘‘As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro’’
Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG) e Profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey (Unicamp)
12h30 às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Mesas Simultâneas
Mesa I: Currículo
Debatedoras: Profa. Dra. Maria do Carmo Martins (Unicamp) e Profa. Dra. Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos (UFMG)
Coordenação: Profa. Dra. Maria Inês Petrucci dos Santos Rosa (Unicamp)
Livro de apoio: BALL, S. Global Education Inc.: New Policy Networks and the Neoliberal Imaginary. London: Routledge, 2012.
Mesa II: Política Educacional
Debatedores: Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar (Unicamp) e Profa. Dra. Alice Lopes (UERJ)
Coordenação: Profa. Dra. Helena Sampaio (Unicamp)
Livro de apoio: BALL, S; MAGUIRE, M; BRAUN, A. How Schools do Policy. London: Routledge, 2012.
Mesa III: Formação de Professores
Debatedores: Prof. Dr. Sílvio Gallo (Unicamp) e Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (USP)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Aragão (Unicamp)
Livro de apoio: BALL, S. Foucault, Power and Education. New York: Routledge, 2012.
15h30 às 16h – Café
16h às 17h – Plenária: síntese das discussões da mesa
Coordenação: Profa. Dra. Maria Serra Ferreira (UFRJ)