Especial 45 anos FE-Unicamp

A série “Especial 45 anos da FE-Unicamp” apresenta edições temáticas que registram o compromisso histórico da FE com a educação pública.

  • Democratização da Unicamp

Em 1992, teve início o curso de Pedagogia Noturno da Faculdade de Educação da Unicamp. Ele foi o segundo curso nessa modalidade a ser implantando na Universidade.

Nos anos de 2007 e 2008, durante a reformulação do currículo do curso de Pedagogia da FE, foi criada a disciplina “Educação de Surdos e LIBRAS”, que se tornou obrigatória a partir de 2012.

Em vigor desde 2011, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp (PROFIS) garante a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas vagas nos cursos de graduação da Universidade. A FE participa do programa com a disciplina “Juventudes, Cidadania e Psicologia”.

O que essas experiências têm em comum? Elas representam três iniciativas da FE no processo de democratização da Unicamp. Adriana Varani, Regina Souza e Ângela Soligo, professoras da FE, relatam fatos e memórias da criação desses projetos.

O vídeo “FE no processo de democratização da Unicamp” é o segundo da série “Especial 45 anos da FE-Unicamp”. A série apresenta edições temáticas que registram o compromisso histórico da FE com a educação pública.