Acervo dos Congressos de Leitura do Brasil (COLE) no Centro de Memória da Educação - FE-Unicamp

  • Acervo dos Congressos de Leitura do Brasil (COLE) no Centro de Memória da Educação - FE-Unicamp

O acervo do COLE é composto por documentos que ajudam a tecer uma história da leitura no Brasil. Um congresso cuja primeira edição em 1978 ocorreu por iniciativa do Prof. Ezequiel Theodoro da Silva, da Faculdade de Educação da Unicamp e, desde então, vincula-se a ela.

A Associação de Leitura do Brasil (ALB), entidade fundada em 1981, responsável pela organização dos COLE´s, produziu e teve sob sua guarda os documentos do acervo, doado no final de 2017 para o Centro de Memória da Educação da FE-Unicamp (CME).

O acervo reúne vídeos, áudios, fotografias, textos, notícias, catálogos e outros documentos, somando mais de 3 mil itens.

Atualmente, os materiais passam por processo de conservação, arranjo e classificação, mas já podem ser consultados por pesquisadores e estudantes com agendamento prévio.

O COLE é referência nacional na pesquisa e no debate e disseminação do conhecimento sobre o livro e a leitura em seus múltiplos aspectos. Promovido a cada dois anos, o evento já trouxe como convidados professores, pesquisadores e artistas reconhecidos em sua área de atuação.

O trabalho de conservação e pesquisa dos documentos dos COLE´s já vinha sendo realizado pela equipe do projeto “ALB: memórias” do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE-AULA). Conheça o projeto e sua produção.

Assista ao vídeo com depoimentos de alguns dos pesquisadores que participaram do processo de doação do acervo.