"CapoEduca Itinerante: Interfaces entre educação e patrimônio cultural imaterial"

O projeto de extensão universitária "CapoEduca Itinerante: Interfaces entre educação e patrimônio cultural imaterial", coordenado pela Profa. Dra. Norma Silvia Trindade de Lima, ocorreu no decorrer desse ano, em 2018, totalizando 7 encontros, realizados no período de janeiro a setembro, dentre estes, 3 seminários. Foram estabelecidas parcerias com diferentes comunidades de capoeira: Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte (IBECA), Instituto Pernas pro Ar, Em Rede, Balaio de Arte e Projeto Gingando pela Paz. Seu objetivo central foi a formação de educadores, utilizando a capoeira em diálogo com temas relevantes para a comunidade da capoeira (os temas eram definidos por cada comunidade, antes dos encontros). Foram utilizados documentários para mobilização dos temas - desenvolvido: musicalidade, produções de registros e narrativas a cada em encontro pelos participantes.

Os temas/documentários dos encontros foram:

- Documentário: “Capoeiragem do Rio: resistência de uma cultura” (2017, 82 min.) no dia 20/01/2018;

- Tema: Infância - Documentários: “Crianças invisíveis, episódio: Tanza” (2005, 18 min.) e “A invenção da infância” (2000, 26 min.) no dia 24/02/2018;

- Tema: Ancestralidade - Documentário: “Jogo de Corpo: Capoeira e Ancestralidade” (2013, 1h 27 min.) no dia 24/03/2018;

- Tema: Capoeira e Arte - Documentários: “Artes da Capoeira” (2012, 51 min.) e “FOLI: there is no movement without rhythm” (2010, 11 min.) no dia 28/04/2018;

- Seminário: “A Capoeira em ações de proteção de crianças afetadas por conflitos armados na região do Haiti de na República Democrática do Congo”, Projeto Gingando pela Paz (apoio da Unesco) com Mestre Flavio Saudade, nos dias 21 e 22/06/2018, em diferentes espaços/lugares.

- Seminário de Encerramento "Quando venho de Aruanda...não venho só": capoeira e educação, no dia 28/09/218. Realizadas duas mesas redondas, na FE e na Matriz do IBECA, no bairro da Vila União, com as lideranças das comunidades para a partilha da experiência, avaliação e possíveis desdobramentos/repercussões do projeto.

O projeto que foi realizado pela Faculdade de Educação juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), produziu um documentário como homenagem feito pela equipe composta por: Profa. Dra. Norma Trindade de Lima (PHALA/FE-Unicamp), Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes (UNISAL), Profa. Dra. Jackeline Rodrigues Mendes (PHALA/FE-Unicamp), Leandro Veríssimo Delcaro (graduando/Iniciação Científica - Unicamp) e depoimentos de algumas lideranças que participaram do projeto.

  • CapoEduca Itinerante: Interfaces entre educação e patrimônio cultural imaterial

Edital PEC 2017 - Projeto de extensão universitária