Campinas de Todos os Povos - Ação Humanitária 2019

Compreender os fenômenos migratórios globais e oferecer a migrantes e refugiados que estão em Campinas atividades e serviços que contribuíssem para sua inserção social e cultural. Este foram alguns dos objetivos da disciplina Estágio Humanitário, oferecida pela primeira vez como atividade multidisciplinar no 2º semestre de 2019 aos alunos da Unicamp. Nela, estudantes de graduação e pós-graduação puderam entrar em contato com a realidade de estrangeiros atendidos pelos serviços público do município por meio de encontros de estudo e preparação e também de seis atividades práticas com a população. 

A coordenação da disciplina ficou a cargo de Antonio Carlos Amorim, professor da Faculdade de Educação (FE), que contou com a colaboração dos professores Ana Cecília Bizon (IEL), Rosana Baeninger (IFCH) e Luís Renato Vedovato (FCA). De acordo com o coordenador, o fato de serem docentes que tratam dos movimentos migratórios sob diferentes perspectivas permitiu que a disciplina pudesse atender a várias demandas dos imigrantes que vivem em Campinas. "Quando a disciplina foi proposta no seu desenvolvimento por um grupo de professores de diferentes áreas, nossos desejos iam ao encontro de criar uma ambiência pedagógica de partilha de experiências sensíveis relacionadas às vidas de pessoas que migraram de seus países de forma espontânea ou contingencial", explica Antonio Carlos. 

VEJA a matéria completa no Portal da Unicamp: clique aqui.

 

  • Campinas de Todos os Povos - Ação Humanitária 2019

O Serviço de Referência ao Imigrante e Refugiado, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos uniu esforços com inúmeros parceiros - Rede Humanitária-UNICAMP (articulada à disciplina de graduação AM076 - Estágio Humanitário); AGEMCAMP; Missão Paz; Observatório das Migrações de São Paulo; MPT; AGEMCAMP, Flexpert; SietarBrasil; CCHB; RAIR; - e fez uma ação de recepção à imigrantes e refugiados de modo concentrado, num só local e num só dia, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente para o acesso a diversos serviços.