Professora Nora Krawczyk da Faculdade de Educação analisa as falhas ocorridas no ENEM 2019

No último dia 17, quando foram divulgados os resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), um grupo de candidatos dos Estados de Minas Gerais e da Bahia detectaram falhas nos seus gabaritos e reportaram os erros através das redes sociais.

Segundo o INEP o erro ocorreu na associação do arquivo do aluno e a cor da prova na gráfica responsável pela impressão das provas. Diante das denúncias e desconfianças dos candidatos foram refeitas as correções dos quase 4 milhões de inscritos.

Diante de mais essa nova polêmica do atual Governo Federal, a professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Nora Rut Krawczyk, faz uma análise desse problema ocorrido, da importância do ENEM, do SISU, dos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades e da atual gestão do Ministério da Educação.

A docente é membro do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Educação e Sociedade (GPPES), e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, américa latina, ensino médio, política educacional e gestão da educação.

REFERÊNCIAS: Tese de Doutorado citada - A DISTOPIA DO MÉRITO: desigualdades escolares no Ensino Médio brasileiro analisadas a partir do ENEMhttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335407

Confira a entrevista completa no vídeo logo abaixo:

  • Entrevista professora Nora Krawczyk