Vídeo "Memórias" é elaborado como resultado do Curso de Extensão "Educação para as Africanidades: Formação para a Cidadania"

O vídeo "Memórias" é resultado de depoimentos de cursistas e docentes do Curso de Extensão Universitária Educação para as Africanidades: Formação para a Cidadania, contemplado no 12º Edital PROEC - 2018, realizado no ano de 2019. O curso foi oferecido através da Escola de Extensão da Unicamp - Extecamp e coordenado pela Profa. Dra. Débora Cristina Jeffrey, docente da FE/Unicamp, em conjunto com o  GEPALE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da FE/Unicamp e Coneppa - Coletivo NEGRO com Práticas Pedagógicas em Africanidades, e contou com o apoio do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais - GGTE/Unicamp. Os encontros do curso ocorreram aos sábados na Faculdade de Educação da Unicamp, Ciclo Básico II e Cis-Guanabara e à distância através da plataforma MOOCs.  O curso foi direcionado a educadores e educadoras atuantes na educação formal e não-formal.  

Entre os objetivos do Curso, destacou-se:
1) A realização de uma formação em história e cultura africana e afro-brasileira de maneira transversal e interdisciplinar, almejando via princípio da cidadania o pleno reconhecimento do acesso e da garantia do direito à educação;
2) Promover o conhecimento e a reflexão acerca de diferentes práticas didático-pedagógicas para a educação em africanidades no âmbito da formação cidadã.

Roteiro, entrevistas, captura e edição, montagem: Robson B. Sampaio (PPGE-Unicamp). 

  • "Educação para as Africanidades: Formação para a Cidadania"