Faces do Novo Associativismo na Cidade de São Paulo: Participação em Conselhos de Representantes, Conselhos Gestores e Fóruns de Participação Popular : 2001-2004.

 

Maria da Glória Gohn - Profa. Titular FE/UNICAMP

Apoio: CNPq

 

O objetivo deste projeto é realizar um estudo sobre a construção de uma nova esfera pública via novas formas de participação da sociedade civil - representadas por diferentes tipos de conselhos, fóruns e movimentos de cidadãos. A pesquisa toma como unidade empírica a cidade de São Paulo no período de 2001-2004. Serão investigados as seguintes formas de associativismo: os Conselhos de Representantes da população que estão sendo planejados para atuarem junto às futuras Sub-Prefeituras Regionais da capital paulista (atual Administrações Regionais); os Conselhos Gestores, previstos em lei, que atuam setorialmente na área da Educação; e os Fóruns de participação organizados por movimentos e entidades de assessoria e apoio às demandas sociais ( Fórum de Participação Popular e Fórum da Reforma Urbana). A pesquisa priorizará dois setores temáticos na gestão da cidade: o da educação e o habitação e desenvolvimento urbano. Será mapeado o atual associativismo em regiões que pesquisamos há 20 anos atrás. É interessante registrar que vários dos locais que pesquisamos nos anos 70 eram, na época, bairros da periferia pobre de São Paulo; atualmente eles se transformaram, pela expansão imobiliária e instalação de shopping centers, em zonas de moradia de camadas médias e até das elites (caso da expansão do bairro do Morumbi em direção ao Zona do Campo Limpo). E o processo de criação de associações de bairros continua, em outros termos, metas e camadas sociais participantes.

A pesquisa ora em andamento tem nos levado a defrontar-se com um universo novo na área do associativismo dado pelas atividades do Terceiro Setor da sociedade, principalmente as novas ONGs em torno da Educação. As informações que obtivemos nos indicam que o tipo de movimento ou ONG que está atuando nos conselhos é diferente do tipo de movimento/organização dos anos 80, militantes e articuladoras das causas sociais à política.