Escolas de Governo e a Formação do "Novo" Funcionário Público

 

 Autora: Rose Lima de Morais Campos

Orientadora: Maria da Glória Gohn

 

O presente trabalho teve como objetivo verificar se as representações sociais dos funcionários com relação ao conceito de “’público” sofreram alguma alteração, em virtude do curso “Qualidade no Atendimento ao Contribuinte” oferecido pela Escola Fazendária do Estado de São Paulo. A teoria da Representação social de Moscovici embasou esta pesquisa e subsidiou a escolha da técnica de coleta e análise de dados. A amostra foi composta por funcionários públicos da Secretaria de Estado e Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo, na cidade de Taubaté – SP. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas onde foram propostas questões relacionadas aos objetivos do trabalho. Justifica-se a escolha da técnica verbal, uma vez que é a forma mais comum de investigar as representações sociais. Os dados foram tratados por meio do software SPHINX Léxica que permitiu uma análise de conteúdo das entrevistas realizadas. Dessa análise emergiram as classes de discurso que caracterizam o conteúdo da representação social com relação ao conceito de “público”:

Palavras-chave: Representação Social, Funcionário Público, Público