Cidadania e Educação. Análise comparativa dos processos democratizantes
da Espanha e do Brasil, ressaltando sua leis de diretrizes e bases.
Defendida em 1995. Faculdade de Educação UNICAMP
Autora: Ângela Viana Machado Fernandes
Orientadora: Maria da Glória Gohn
Este trabalho examina as transições à democracia vividas pela Espanha e Brasil
através das leis e projetos de diretrizes e bases da educação.
Neste sentido estudamos dentro dos dois contextos nacionais, ou das conjunturas dos
países durante a transição, os acontecimentos relevantes que demarcaram o término dos
regimes anteriores; os cenários onde se desenvolveram as ações; os atores que deles
participaram; e a relação de forças que ali se estabeleceu.
Compreendemos que as leis de educação foram o resultado de um processo que emergiu
paralelo a democratização do Estado, cujo produto final ( o texto ), só pode ser
entendido ao analisarmos as mediações e os embates que se deram durante suas
elaborações.
Em conseqüência ao estudo das forças políticas que propiciaram a democratização,
identificamos nas leis e projetos da educação a ampliação das categorias, cidadania e
democracia.
No intuito de maior compreensão dos universos estudados utilizamos, como subsídio, a
analise comparativa buscando compreender as diferenças e semelhanças entre os dois
contextos.
As leis e projetos foram o reflexo das expectativas dos diferentes grupos ligados a
educação segundo o jogo de forças que ali se estabeleceu, tendo como resultado em seus
textos finais, avanços e retrocessos na democratização ensino.