Poder local e Educação Infantil em Piracicaba SP: 1977 a 1995
Defendida em 1999. Faculdade de Educação UNICAMP.
Autora: Jussara Nepturne Herrmann.
Orientadora: Maria da Glória Gohn.
O presente trabalho constitui um estudo das Políticas Educacionais no
que diz respeito a Educação da Criança de O a 6 anos, elaboradas pela Secretaria da
Educação do Município de Piracicaba - São Paulo, no período compreendido entre 1977 a
1995.
Tomando como pressuposto que a Educação é fundamental na formação do cidadão e de
que está presente nas relações sociais ao redor das crianças desde o seu nascimento,
contribuindo para a formação da cidadania dos indivíduos, a presente tese procura
verificar como o poder público, elaborou as Políticas Educacionais à infância.
Pesquisa-se nos diversos períodos e em diversas administrações os programas, planos e
projetos na área da educação infantil e sua relação com as concepções de
Democracia, Participação e Cidadania.
A tese visa relacionar ainda a Política Educacional do Município às suas linhas e
diretrizes gerais de governo e as concepções correspondentes de Infância, Democracia,
Participação e Cidadania no plano das administrações como um todo.