MOVIMENTOS SOCIAIS NA ACADEMIA: Um olhar sobre as teses e dissertações produzidas na UNICAMP e USP - 1970-1994

 

Defendida em 1997. Faculdade de Educação – UNICAMP.

 

Autora: Samira Kauchakje. FCHLA - P.P.G. em Educação - Mestrado em Educação/Universidade Tuiuti do Paraná Depto. Serviço Social/Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas/Universidade Estadual P.Grossa-PR

Pesquisadora do Gemdec - Faculdade de Educação - Universidade

Orientadora: Maria da Glória Gohn. Estadual de Campinas
 
 

Faz-se, nesta tese, um mapeamento e uma análise das dissertações e teses sobre movimento social, realizadas na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade de São Paulo, no período de 1970 a 1994. Particularmente, são consideradas as pesquisas sobre os seguintes movimentos: dos trabalhadores; popular; novos movimentos sociais; messiânico e ligado a seitas e religião; estudantil; político - partidário e de elites econômicas.
Os objetivos principais deste estudo são: propiciar o conhecimento e divulgação desta produção, contribuir para o conhecimento sobre os movimentos sociais no período considerado e fornecer elementos para a formulação de subsídios teórico - metodológicos sobre o tema.
Para o mapeamento das dissertações e teses, utilizamos, como fontes de pesquisa, os catálogos manuais dos Institutos e Faculdades das Universidades mencionadas e seus arquivos informatizados. 
A leitura e análise das pesquisas seguiram um roteiro no qual eram registradas as seguintes informações: dados gerais de catalogação (título da tese, nome do autor e do orientador, data e local da defesa, número de páginas); métodos e técnicas utilizadas; participação ou não do pesquisador no movimento que estudou e matriz teórica que orientou o trabalho.