Defendida em 1995. Faculdade de Educação UNICAMP.
Autora: Maria da Glória Minguili
Orientadora: Maria da Glória Gohn.
Este trabalho tem por objetivo geral a análise do discurso
governamental do estado de São Paulo, referente à área de Educação, no período de
1983 a 1992, presente nas mensagens governamentais enviadas à Assembléia Legislativa no
inicio de cada ano. Buscamos captar o sentido das ações no campo da descentralização
via instrumento de participação no interior do sistema educacional, com destaque para as
políticas dirigidas aos denominados Conselhos de Escola.
A pesquisa aponta, no plano do discurso -ESTADO PENSANDO - o avanço formal da cidadania e
participação na gestão da escola pública, bem como os limites desse discurso no que se
refere a uma alteração mais substantiva da Educação no plano de suas ações -ESTADO
AGINDO.
Embora expressasse a intenção de ..diálogo com a comunidade" na mensagem de 1983,
o Estado, durante os três governos analisados (Montoro, Quércia e Fleury) não propôs
medidas institucionais (obras) capazes de viabilizarem a democratização da escola e da
gestão via Conselho de Escola.
Por isso, ao final, a titulo de contribuição, são apresentadas algumas medidas que
poderão levar ao salto qualitativo de transformação da escola pública, transformação
essa entendida no sentido da participação dos indivíduos como sujeitos e não como
objetos na gestão efetiva dos destinos da coisa pública, no caso da escola pública.