A Gestão da Escola Pública no Estado de São Paulo: da intenção a obra

 

Defendida em 1995. Faculdade de Educação – UNICAMP.

 

Autora: Maria da Glória Minguili

Orientadora: Maria da Glória Gohn.

 

Este trabalho tem por objetivo geral a análise do discurso governamental do estado de São Paulo, referente à área de Educação, no período de 1983 a 1992, presente nas mensagens governamentais enviadas à Assembléia Legislativa no inicio de cada ano. Buscamos captar o sentido das ações no campo da descentralização via instrumento de participação no interior do sistema educacional, com destaque para as políticas dirigidas aos denominados Conselhos de Escola.
A pesquisa aponta, no plano do discurso -ESTADO PENSANDO - o avanço formal da cidadania e participação na gestão da escola pública, bem como os limites desse discurso no que se refere a uma alteração mais substantiva da Educação no plano de suas ações -ESTADO AGINDO.
Embora expressasse a intenção de ..diálogo com a comunidade" na mensagem de 1983, o Estado, durante os três governos analisados (Montoro, Quércia e Fleury) não propôs medidas institucionais (obras) capazes de viabilizarem a democratização da escola e da gestão via Conselho de Escola.
Por isso, ao final, a titulo de contribuição, são apresentadas algumas medidas que poderão levar ao salto qualitativo de transformação da escola pública, transformação essa entendida no sentido da participação dos indivíduos como sujeitos e não como objetos na gestão efetiva dos destinos da coisa pública, no caso da escola pública.