MÚSICA DE PROTESTO: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

 

Conclusão 2001. Faculdade de Educação – UNICAMP.

 

Autora: Rosangela Carrilo Moreno

Orientadora: Maria da Glória Gohn

 

O objeto de estudo deste trabalho é a música de protesto enquanto forma de manifestação cultural que expressa um conteúdo político, econômico, e cultural. O objetivo da pesquisa é resgatar em quatro momentos históricos relevantes no Brasil - 1968, 1979, 1984 e 1992- a presença da música como instrumento de expressão em algumas manifestações culturais e em movimentos sociais e políticos que ocorreram naquelas datas. Realizamos uma análise da conjuntura política, econômica e social dos períodos selecionados para auxiliar na analise do conteúdo das letras.
Foram utilizadas diferentes fontes para a obtenção dos dados, a saber: bibliografias, jornais, revistas, Internet, TV, aúdios, e vídeos. O material foi coletado em São Paulo, em centros, entidades, arquivos, bibliotecas, locadoras etc. O trabalho conta com o levantamento, leitura e organização de vários materiais: bibliográficos, entrevistas, jornais, revistas, músicas e filmes, assim como uma breve fundamentação e sistematização de alguns dados, em especial das músicas coletadas
Nossa meta foi organizar o cenário dos eventos políticos, sociais e culturais como pano de fundo, resgatando as músicas que estiveram presentes neste eventos, para depois partirmos para seleção dessas músicas, fazendo a análise do conteúdo e temas tratados.
Neste sentido discutimos tanto as músicas de protesto da indústria fonográfica, nascida inclusive dos movimentos musicais presentes na mídia, assim como aquelas músicas produzidas pelos movimentos sociais. Há uma diversidade de temas de protesto nas músicas o que implicou em uma sistematização das músicas coletadas e seleção de quatro músicas, que traziam um pouco da falas e gritos de protesto em eventos de cada década.