Entre sentidos e saberes: educação, religião e cidadania na FE-UFF

 

Autor: Carlos João Parada Filho

Orientadora: Maria da Glória Marcondes Gohn

 

Assistimos hoje a profundas mudanças no panorama religioso brasileiro. As três últimas décadas, marcadas pela ascensão e refluxo das Comunidades Eclesiais de Base e das bem sucedidas experiências de educação popular, que alargaram a participação e a democratização da sociedade brasileira, evidenciam a crise do catolicismo popular e a ascensão, no catolicismo brasileiro, de setores mais conservadores. Neste mesmo contexto assistimos à  formação da “bancada evangélica” na Constituinte/88 e seus pactos políticos, o vertiginoso crescimento de igrejas evangélicas, sobretudo em sua vertente neopentecostal, e um acentuado trânsito intereligioso por parte da população brasileira. Tudo isso embalado pelas políticas neoliberais de desmonte do patrimônio público, de privatização do próprio Estado, de desqualificação dos Movimentos Populares e de consagração das leis de mercado na vida quotidiana, acentuando os individualismos e a competitividade. É diante de tais constatações que somos levados a nos perguntar a respeito da influência das religiões na formação do educador e no reforço, ou não, de uma cultura política negadora da ação coletiva de caráter político- transformador.

 O locus de nossa investigação é a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense onde é notório o envolvimento de significativas parcelas de seu alunado em movimentos de caráter religioso e vêm ocorrendo -a exemplo de outros contextos- conflitos, nem sempre explícitos, motivados pela pertença religiosa dos envolvidos.