Políticas Educacionais e Movimento Sindical Docente: As Políticas da SEED/Pr para a Educação Básica entre 1995 e 2002 e os Embates com a APP/Sindicato

 

Autora: Ivania Marini Piton

Orientadora: Maria da Glória Gohn

 

A pesquisa (tese de doutorado) possui como tema: Políticas Educacionais e Movimento Sindical Docente: As Políticas da SEED/Pr para a Educação Básica entre 1995 e 2002 e os Embates com a APP/Sindicato, cujo objeto central é a reflexão sobre as reformas realizadas na política para área de educação no Estado do Paraná durante os dois mandatos do governador Jaime Lerner, e os embates que tais políticas desencadearam com o sindicalismo docente. Este objeto está sendo problematizado no que tange aos principais sujeitos sócio-políticos envolvidos: o governo e suas instancias educacionais e o sindicato dos professores da rede pública estadual do Paraná, a APP/Sindicato Neste universo, o objetivo central da tese é avaliar as reformas a partir das práticas, discursos e posições adotadas pela SEED/PR, responsável direta pela implementação das políticas educacionais no período em questão, como também, avaliar as práticas e resistências da APP/Sindicato frente a tais políticas.