EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE NO PROJETO DE NAÇÃO DO MST

 

Denise Mesquita de Melo

 

Atualmente desenvolvo no programa de mestrado da FE/UNICAMP uma pesquisa a respeito da importância dada à questão da subjetividade no MST. Observando a proposta de desenvolvimento nacional, econômico e político, de cunho socialista apresentado por este movimento busca-se compreender de que forma as singularidades tem sido contempladas no interior das suas lutas coletivas.

Pretende-se para tanto, concretizar a pesquisa focalizando a proposta político-pedagógica apresentada em suas escolas e realizando o estudo dos documentos elaborados para a formação de seus educadores.

Os objetivos gerais do estudo visam:

  • A realização de uma análise crítica sobre a proposta político-pedagógica do MST, em relação à questão da produção de subjetividade, tendo em vista os valores humanistas e socialistas colocados em seu Projeto de Nação;
  • A contribuição para a constituição de uma gestão de práticas educativas que possam propiciar condições para que a produção da subjetividade no interior do MST possa ser condizente com seu Projeto de Núção e favorecer sua implementação.

Até o presente momento o que se tem realizado é a revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos que constituem o problema e a preparação do projeto para o exame de qualificação




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