As organizações para idosos em Poços de Caldas : pressupostos e praticas , Campinas [ SP: s.n.], 2000.

 

Defendida em 2000. Faculdade de Educação - UNICAMP

 

Autora: Maria Eliane Catunda de Siqueira

Orientadora: Maria da Glória Marcondes Gohn

  

As transformações demográficas com o fenômeno do envelhecimento e o incremento de novas e diversas iniciativas voltadas para o atendimento das demandas da população idosa, constituem-se o ponto de partida deste estudo.
Procurando compreender as configurações dessas iniciativas em um município de porte médio e suas influências sobre a velhice e o processo de envelhecimento propõe-se o estudo das organizações para idosos em Poços de Caldas, sul do estado de Minas Gerais, seus pressupostos e práticas.
Se e como a natureza das organizações públicas ou privadas (com ou sem fins lucrativos) e as suas concepções moldam os pressupostos que orientam as práticas cotidianas dessas organizações, é a questão central para a qual volta-se o estudo.
Para análise das organizações esboça-se a trajetória histórica da "questão social" e como ela configura-se no contexto brasileiro no atual momento histórico. A partir daí traça-se a constituição das políticas públicas para os idosos, aborda-se com base no conceito de sociedade civil as ONGs e a emergência do terceiro setor e com fundamento na noção ampla de mercado, analisa-se o papel das organizações privadas com fins lucrativos no atendimento de demandas da população idosa.
Como referência teóricas na análise dos pressupostos sobre a velhice e o processo de envelhecimento , toma-se as teorias sociais do envelhecimento. Complemetando apresenta-se um breve histórico da produção de autores nacionais que contribuem na construção do corpo teórico da Gerontologia, aborda-se os aspectos estruturais da velhice brasileira e fundamenta-se o conceito de demandas da população idosa.
O estudo foi realizado em 14 (quatorze) organizações públicas e privadas ( com e sem fins lucrativos), através da análise de documentos , da coleta de dados numéricos e de entrevistas com seus dirigentes ou gestores.
Espera-se que seus resultados possam colaborar na elaboração de referenciais teóricos nacionais e respaldar a Gerontologia na sua tarefa de orientar a implantação e encaminhamento das políticas públicas e das iniciativas privadas que procuram atender as novas e crescentes demandas da população idosa.
Dentro do Movimento Urbano existem diversas iniciativas por parte da população para satisfazerem suas necessidades coletivas e comuns dentro do bairro. Nesta pesquisa consideramos uma dessas iniciativas que é a Biblioteca Popular, tendo em consideração a importância desta na vida cultural e educativa do bairro.