Terceiro Setor e Educação: o ideal de inclusão e cidadania a partir das novas Tecnologias de comunicação, sociabilidade, informação e conhecimento no ciberespaço.

 

Pesquisa de Pós-Doutorado, GEMDEC, Faculdade de Educação da UNICAMP,Universidade Estadual de Campinas, SP, em 2003.

Autora: Suelly  Galli Soares

Supervisora:  Dra. Maria da Glórica Gohn.

  

Parte da constatação da existência de um paradigma educacional emergente, desenvolvendo-se em novos ambientes de aprendizagens intermediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, motivando a auto-aprendizagem, numa espécie de Educação Não-Formal, aberta à práticas sociais.

A pesquisa tem como objetivo Mapear Instituições do Terceiro Setor presentes na Internet, que declaram em seus objetivos realizar práticas de educação a distância visando a inclusão e cidadania.

A partir de universo mapeado, destaca aquelas que se utiliza de ferramentas tecnológicas para o ensino a distância, analisando as metodologias que empregam, a plataforma educacional, seu caráter pedagógico.

Caracteriza o público atendido e os resultados da prática declarada.

 

Palavras-chaves: Terceiro Setor, Educação, Tecnologias e Ciberespaço