Terceiro Setor e Educação: o ideal de inclusão e cidadania a partir das novas Tecnologias de comunicação, sociabilidade, informação e conhecimento no ciberespaço.
Pesquisa de Pós-Doutorado, GEMDEC, Faculdade de Educação da UNICAMP,Universidade Estadual de Campinas, SP, em 2003.
Autora: Suelly Galli
Soares
Supervisora: Dra.
Maria da Glórica Gohn.
Parte da constatação da existência de um paradigma
educacional emergente, desenvolvendo-se em novos ambientes de aprendizagens
intermediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, motivando a
auto-aprendizagem, numa espécie de Educação Não-Formal, aberta à práticas
sociais.
A pesquisa tem como objetivo Mapear Instituições do Terceiro
Setor presentes na Internet, que declaram em seus objetivos realizar práticas
de educação a distância visando a inclusão e cidadania.
A partir de universo mapeado, destaca aquelas que se utiliza
de ferramentas tecnológicas para o ensino a distância, analisando as
metodologias que empregam, a plataforma educacional, seu caráter pedagógico.
Caracteriza o público atendido e os resultados da prática
declarada.