Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica

Instituições Nacionais

O(a) estudante deve, previamente, entrar em contato com a instituição de interesse e solicitar informações sobre mobilidade acadêmica com a Unicamp.  As instituições que possuem convênio de mobilidade acadêmcia com a Unicamp são as seguintes:

Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  O(a) aluno(a) continua sendo estudante regular da Unicamp e cursa disciplinas, na condição de estudante especial, nessas instituições, caso seja aceito(a).

Após as disciplinas serem cursadas, com aprovação, o(a) estudante solicita aproveitamento de estudos com as disciplinas da Unicamp, desde que dentro do limite máximo de 25% do total de créditos do curso.

Podem participar do intercâmbio, alunos matriculados a partir do 2º ano, e após ter integralizado no mínimo 20% dos créditos.

 

Instituições Estrangeiras

A DERI - Diretoria Executiva de Relações Internacionais é o órgão responsável, na Unicamp, pelos intercâmbios, sejam de estudantes, docentes e/ou funcionários.

Na página da DERI:  http://www.internationaloffice.unicamp.br (clicar na aba 'alunos')

o(a) estudante encontrará os editais, os procedimentos, os formulários que devem ser preenchidos e todos os procediemntos para a candidatura à vaga no intercâmbio. 

Fiquem atentos aos editais e aos prazos. Não deixem para realizar as inscrições nos últimos dias!!!! Você pode perder o prazo por falta de alguma assinatura. 

Após a realização do intercâmbio, o(a) estudante solicita aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas no exterior com as de seu curso, na Unicamp. Todo o procediemnto para esta solicitação também está disponível no site da DERI.

 

Minuta Intercâmbio - Faculdade de Educação

(aprovada na 315a reunião da Congregação/FE, ocorrida em 23/08/2017)