PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia - Faculdade de Educação / Unicamp:

O percurso de formação do licenciado em Pedagogia objetiva qualificação para o trabalho em instituições educativas para atuar no magistério na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e Educação Especial, na gestão pedagógica e educacional, no âmbito escolar e institucional. Qualifica também para o trabalho em instituições não-escolares e não formais. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

O curso é oferecido em dois períodos: 

- curso 20 - Pedagogia Integral, das 8 às 18 horas

- curso 38 - Pedagogia Noturno, das 19 às 23 horas.

 

Intervindo na sociedade: além da sala de aula

A proposta do curso de graduação em Pedagogia da Unicamp, oferecido pela Faculdade de Educação (FE), nos períodos integral e noturno, é proporcionar a formação necessária para intervir nas mais diversas realidades educacionais, sejam elas formais ou não. O objetivo é oferecer ao aluno sólida formação teórico-prática que lhe permita atuar na sociedade por meio da educação, seja na sala de aula, nos cargos de gestão ou em quaisquer outras áreas que requisitam um trabalho político-pedagógico. O currículo de Pedagogia é constituído por um rol bastante diversificado de disciplinas que vão desde a área de humanas, como filosofia, psicologia, sociologia, história, antropologia, linguística, passando por aquelas que tratam do currículo escolar – português, matemática, geografia, história, ciências -, até aquelas que situam a atuação do pedagogo no contexto da legislação e das políticas educativas, contribuindo para a reflexão na sala de aula e acerca da sala de aula, bem como no contexto do planejamento e da gestão escolar.

Pesquisas e estágios

Acompanham as discussões teóricas diversas atividades práticas orientadas e complementares. No que tange aos estágios, existem as disciplinas de prática de ensino e estágio supervisionado, cujas atividades práticas se desenvolvem especialmente nas escolas, dentro e fora do período de estudos na FE. Vale ressaltar que o estudante dos dois cursos de Pedagogia (integral e noturno) deve ter disponibilidade para a realização do estágio no período diurno (em horário extraaula), preferencialmente em instituições públicas. Com relação à pesquisa, o aluno tem à disposição várias alternativas para se iniciar e se envolver no universo da investigação. As duas opções mais comuns são o desenvolvimento de pesquisa vinculada a um projeto coordenado pelos docentes da FE por meio de Iniciação Científica; e através do Trabalho de Conclusão de Curso, que possibilita uma oportunidade de desenvolver pesquisa individual orientada pelos docentes da Faculdade de Educação.

A docência, base para uma atuação cada vez mais ampla

O pedagogo tem campo de atuação cada vez maior, haja vista o reconhecimento de que a atuação do profissional não está restrita à escola ou à sala de aula, mas se amplia no trabalho, por exemplo, de planejamento, gestão, execução e avaliação de projetos em diferentes instituições sociais.