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GT-Currículo


    GRUPOS DE PESQUISA

    • Grupo de Pesquisa: Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar GRPESQ Currículo e Cotidiano Escolar

        Coordenação: Inês Barbosa de Oliveira

        Instituição a que se vincula

        PROPEd (Programa de Pós-graduação em Educação) - UERJ

        Linha de pesquisa: Cotidiano e Cultura Escola

        A linha caracteriza-se por interrogar as formas de criação de redes de conhecimentos, práticas, poderes e valores nos diferentes espaços/tempos cotidianos. Com ênfase no espaço-tempo da escola, os estudos desenvolvidos pela linha buscam compreender as relações desse cotidiano escolar com outros espaços/tempos educativos nos quais os sujeitos vivem e dos quais trazem seus conhecimentos e valores para as práticas culturais escolares. Algumas noções aproximam as pesquisas desenvolvidas na linha. As duas noções centrais são obviamente a de cotidiano e a de cultura escolar, mais fortemente presentes nas atividades da linha. Entrelaçadas com essas duas noções centrais estão outras noções que auxiliam na tessitura das noções centrais: subjetividade/identidade; memória/narrativa; conhecimentos/práticas/valores; tecnologias/ imagens e sons.

        Pesquisa em andamento:

        Redes de conhecimentos emancipatórios no cotidiano escolar: alternativas e práticas pedagógicas em imagens

        Dando continuidade a projetos anteriormente desenvolvidos, essa pesquisa tem como objetivo principal reconhecer espaços e práticas emancipatórios nos cotidianos escolares para desenvolver a idéia de uma pedagogia da emancipação (Santos, 1996) fundamentada no fazer cotidiano, buscando avançar idéias e ações que possam levar à compreensão, ao desenvolvimento e à institucionalização de alternativas curriculares mais democráticas.

        Estamos aprofundando o estudo a respeito dos processos através dos quais os professores criam currículo cotidianamente, articulando, nesse processo, saberes tecidos no cotidiano da prática pedagógica, nas relações com as normas oficiais, em processos formais de aprendizagem e de formação, além de tantos outros saberes que os constituem enquanto redes de subjetividades (Santos, 1995) e que os permitem agir sobre a realidade social e escolar criativamente. A abordagem teórico-epistemológico-metodológica está organizada em torno da noção de tessitura de conhecimentos em rede no cotidiano, necessária para pesquisarmos os processos educativos reais, fruto do enredamento de ações, convicções, saberes formais e eventos vividos, buscando compreender o que se passa, efetivamente, nas nossas salas de aula. É aqui que ganha relevância a noção de rede.

        Muito do que temos pesquisado é voltado para a idéia de entender como se cria/tece conhecimento no cotidiano em geral e no da escola, em particular. Para isso, temos, também, nos debruçado sobre a noção de cotidiano com apoio, sobretudo, no trabalho de Michel de Certeau. Com este, entendemos que as práticas cotidianas são desenvolvidas através de modos circunstancialmente definidos de usar produtos, materiais ou imateriais, oferecidos para consumo e o seu estudo permite compreender os conhecimentos emancipatórios (Santos, 2000; 1995) que os praticantes da vida cotidiana criam através desses usos. Esperamos, com isso, ampliar a compreensão do papel desempenhado pelos saberes cotidianos nos processos reais de aprendizagem, buscando superar a idéia de que os nossos currículos são, prioritariamente, compostos das disciplinas e saberes formalizados e estruturados nas propostas escritas. A partir dessa compreensão ampliada, pretendemos desenvolver idéias a respeito da institucionalização possível de alternativas emancipatórias no campo das propostas curriculares visando a contribuir para processos sociais também emancipatórios. Buscaremos, ainda, nas experiências locais, indícios que nos ajudem a compreender os modos de tessitura dessas práticas emancipatórias nos contextos escolares onde estão em andamento processos de criação curricular.

        Prioritariamente através de material imagético, ao qual se juntarão momentos de observação participante e de coleta de depoimentos junto a professores e alunos, buscaremos compreender em que medida as redes de fazeres e saberes pedagógicos se concretizam não apenas através e a partir dos modelos, mas também enquanto alternativas tecidas pela ação dos sujeitos reais, nesse caso, as professoras e os alunos das escolas pesquisadas. Estudaremos, portanto, nessa Pesquisa, a produção cotidiana de alternativas curriculares, através do trabalho com as memórias e vivências docentes, verbais e/ou visuais e do estudo a respeito do trabalho cotidiano que realizam, esperando contribuir para a compreensão dos processos educativos reais e para o desenvolvimento de propostas e ações curriculares voltadas para os interesses e necessidades locais, bem como para o fortalecimento da educação emancipatória.

        Projetos concluídos:

        Construção de conhecimento sobre currículo por equipes pedagógicas de secretarias municipais de educação (1997-1999)

        Financiamento: CNPq: 1 bolsa de Produtividade em Pesquisa, 4 bolsas de IC e 1 bolsa de apoio técnico.

        Coordenação: Nilda Alves

        Subcoordenação: Inês Barbosa de Oliveira

        Redes de saberes e poderes no desenvolvimento e na implantação de políticas curriculares locais (1999-2001)

        Financiamento: PIBIC/UERJ: 1 bolsa de IC.

        Coordenação: Inês Barbosa de Oliveira

        A Produção cotidiana de alternativas curriculares: memórias e imagens docentes contam suas histórias (2001-2003)

        Financiamento: PIBIC/UERJ: 1 bolsa de IC e CNPq: 1 bolsa de pós-doutorado (2002)

        Coordenação: Inês Barbosa de Oliveira

        Endereço Eletrônico: inesbo@terra.com.br

        Home Page: http://www.laboeducimagem.com