Patrimônio

Patrimônio

Cleonice Pereira Pardim
Tel: (19) 3521-7953
E-mail: cleopp@unicamp.br

 

Inventário Patrimonial


O que é?


É o levantamento de todos os bens pertencentes aos órgãos e unidades da Universidade. Tudo o que é adquirido para servir aos fins da universidade, móveis, equipamentos, materiais, ferramentas, que tenham como característica a permanência, quer dizer, sejam duráveis, é patrimoniado. Patrimoniado significa receber um número de patrimônio institucional, o PI, ser registrado no sistema de controle da universidade para acompanhamento durante toda a vida útil até  o descarte. O símbolo do todo o bem patrimoniado é a “placa de patrimônio”,  que pode ser uma pequena placa de metal com o número de registro do bem, ou, para bens mais recentes, o equivalente à placa, um selo metalizado com o número de registro impresso, o PI ou patrimônio
institucional.
 







Qual a importância?

Os bens patrimoniados constituem o patrimônio da Universidade, juntamente com prédios, laboratórios e construções diversas. Como bens públicos devem ser utilizados dentro de suas finalidades, conservados e empregados dentro da legislação que rege o assunto, que nosso compromisso como cidadãos exige, e mais ainda, como funcionários públicos, obriga! O controle desses bens patrimoniados é feito periodicamente por todas as unidades da Unicamp e auditado pelo Tribunal de Contas do Estado. Por isso a necessidade de listar o que está registrado no sistema e conferir, item a item, onde está, se mudou de localização (por exemplo: móveis), se está ainda em condição de uso ou pode ser descartado, etc.

Por que participar?

Como funcionários públicos, docentes e funcionários, temos todos, responsabilidade no controle e no bom uso dos bens ao nosso dispor para realizarmos nossas tarefas diárias. A quantidade de bens acumulados nas unidades ao longo dos anos é muito grande e sem a colaboração de todos é inviável a conferência de todos os materiais. Na FE são hoje mais de 8.000 itens! A Área de Patrimônio faz o levantamento mas tem dificuldades de acesso a bens guardados em armários, gaveteiros, etc. 

Como colaborar?

A Área de Patrimônio enviará a listagem de bens registrados para cada área da FE e organizará o processo de recebimento das informações. Você pode ajudar a identificar os bens e recuperar informações sobre a mudança de localização de bens não encontrados (isso é muito importante!). As mudanças de local entre os bens devem ser sempre informadas formalmente a Área de Patrimônio. Ainda mais se o bem precisar ser usado fora dos limites do campus Universitário! Neste caso, é obrigatório usar um Termo de Autorização de Uso, disponível no site da FE.