Nos últimos anos têm avançado pesquisas em torno de um campo de conhecimento e de práticas profissionais ainda pouco explorado no Brasil, conhecido como pedagogia social.
Esta temática vem sendo fortemente abordada nos últimos anos, tendo resultado em dois congressos internacionais ( 2006 e 2008) e um livro (a ser lançado neste evento), produzindo assim importantes contribuições para as discussões e para o aumento do estoque de conhecimento na área, abrindo novas perspectivas para pesquisa básica e aplicada.
No Brasil e no Estado de São Paulo, entre as IES que mais avançaram e que trouxeram valiosas contribuições para a pedagogia social e para a educação sócio-comunitária estão a USP (WWW.usp.br/pedagogiasocial) e o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), respectivamente, sendo que o último possui um programa de pós-graduação específico em educação sócio-comunitária.
Ao longo dos dois congressos internacionais já realizados, visitaram o Brasil importantes professores, como o Prof. Dr. Bernd Fichter (Universidade de Siegen) e Prof.Dr. Hans Uwe Otto (coordenador do programa de pós graduação da Universidade de Bielefeld).
Estes dois professores são referências no campo da pedagogia social na Alemanha, espécie de país-berço deste campo de conhecimento e de práticas profissionais e ambos possuem textos que serão publicados no livro a ser lançado no evento.
A partir da parceria com o UNISAL- Centro Universitário Salesiano (Campinas/Americana) a Universidade Estadual de Campinas, por meio de sua Faculdade de Educação, a qual possui inúmeros grupos de pesquisa e projetos atuando na área social, passa a integrar esforços mais efetivos para aprofundar as pesquisas na área e para contribuir para o desenvolvimento deste campo de pesquisa e de práticas profissionais, o que poderá culminar com sua participação no III Congresso Internacional de Pedagogia Social , em 2010.
Não é necessário mencionar a quantidade de docentes na FE_UNICAMP que possuem pesquisadores, orientandos (as) e estudantes de estágios supervisionados das mais diversas áreas lotados em espaços de aprendizagem que extrapolam o ambiente da pedagogia escolar, como assentamentos de sem-terra, prisões, organizações da sociedade civil em geral, abrigos e tantos outros.
Junto com esta forte atuação social de pesquisa e prática profissional, temos assistido uma crescente presença de atividades artísticas e culturais, as quais ocorrem nestes mesmos contextos sociais de desfavorecimento social, as quais também requerem uma abordagem mais sistemática de seus procedimentos didáticos, e socio-pedagógicos. Aí abre-se um vigoroso espaço para a investigação sobre a relevância da arte e da cultura nos projetos de inclusão social
Aí está a principal contribuição da Jornada de Pedagogia Social para pesquisa e o ensino na Universidade Estadual de Campinas: Ampliar um espaço de discussão em torno do tema da pedagogia social da educação sócio-comunitária, propiciando a professores e pesquisadores das duas instituições e da Região Metropolitana de Campinas, discussões e debates qualificados, a partir da prática destes trabalhadores, educadores ou pedagogos sociais.
Não haverá submissão de trabalhos para apresentações orais em mesas redondas, já que todos os palestrantes são convidados.
A participação no evento ocorrerá de duas formas: Ouvinte e participante com apresentação de pôster.