Classes available for EL874 - Segundo semestre de 2019

Class Schedule Description
EL874A
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Projeto   Escola Democrática: em foco a participação dos atores no contexto

Escolar

 

Resumo:   A disciplina tem como objetivo refletir sobre os pressupostos da escola democrática a partir de estudos sobre os temas: gestão democrática; desafios para a constituição de uma escola democrática com a participação de todos os atores do contexto escolar; a constituição do currículo e do  projeto político pedagógico numa perspectiva democrática; metodologias de ensino nas escolas democráticas; a participação dos estudantes docente,  profissionais da escola  e família nas decisões no cotidiano escolar, reflexão sobre as diferentes experiências de escolas democráticas no Brasil e em outros países. Os principais autores utilizados são: Vitor Paro, Paulo Freire, Michael Apple e James Beane.

Palavras chaves:  Escola Democrática; Participação; Protagonismo dos estudantes

O campo de estágio é preferencialmente em escolas públicas e será negociado em sala de aula.

EL874B
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Palavras chaves:  Desenvolvimento humano; perspectiva histórico-cultural; Relações de ensino; Organização do trabalho pedagógico; Condições de realização do trabalho docente.

 

Resumo (máx. 500 caracteres):   Abre-se um campo de atuação para os alunos participarem do Projeto de Pesquisa “Formação da personalidade e constituição dramática do psiquismo: emoção, imaginação e significação no desenvolvimento humano” (CNPq), que vem se realizando em escolas da REMEC, nos níveis Fundamental I e II, e na EJA. A perspectiva histórico-cultural ancora o projeto. As contribuições de Vigotski, Freire e Freinet para o ensino, em diálogo com Bourdieu, Freitas e Dubet serão ressaltadas. Propõe-se a formação de duplas ou trios para o planejamento e o desenvolvimento dos projetos de ensino nas escolas.

EL874C
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 
EL874F
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Palavras chaves:  formação docente; processo de ensino-aprendizagem ; reflexão; Campo de estágio a ser negociado em sala;Preferencialmente em Escola Pública

 

Resumo (máx. 500 caracteres):   O estágio visa aproximar os licenciandos do cotidiano da escola pública e possibilitar a compreensão da dinâmica e funcionamento da instituição escolar, bem como, refletir sobre as características das instituições educativas e da organização do trabalho docente na sociedade atual. Almeja-se que os licenciandos vivenciem e reflitam sobre as experiências relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. E que construam coletivamente propostas de ação para a comunidade escolar, com ênfase no desenvolvimento de jogos e no trabalho com situações problemas.

EL874G
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Nome:  BIOÉTICA E EDUCAÇÃO

 

Resumo: Projeto conjunto sobre  Introdução a Bioética e Educação com os tópicos: sobre a ética; princípios de justiça; bioética e ciências, bioética e saúde pública; bioética e direitos humanos; geoética e sustentabilidade planetária. Elaboração e aplicação de projeto de estágio educacional.  O projeto integrado proposto para três turmas da disciplina EL 874 com a participação dos Professores Flávio César de Sá (FCM), Maurício Compiani, Maria I. Petrucci Rosa e Dirceu da Silva (FE).

EL874H
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Nome:  BIOÉTICA E EDUCAÇÃO

 

Resumo: Projeto conjunto sobre  Introdução a Bioética e Educação com os tópicos: sobre a ética; princípios de justiça; bioética e ciências, bioética e saúde pública; bioética e direitos humanos; geoética e sustentabilidade planetária. Elaboração e aplicação de projeto de estágio educacional.  O projeto integrado proposto para três turmas da disciplina EL 874 com a participação dos Professores Flávio César de Sá (FCM), Maurício Compiani, Maria I. Petrucci Rosa e Dirceu da Silva (FE).

EL874I
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

título: Educação e visualidade: imagens que presenciam, perpassam e perturbam os ambientes e materiais educativos.

 

resumo do projeto: Propõe-se um percurso de aproximação, entendimento/estranhamento e ações junto aos campos de estágio, de modo a possibilitar aos estudantes contato com o trabalho profissional em diferentes instâncias educativas. Para tanto, deverão conhecer as características desse trabalho, das formas mais diversificadas possíveis, para pensarem, inventarem/planejarem e desenvolverem atividades em diferentes espaços da instituição (campo de estágio) que os recebeu. Estas atividades serão pensadas e desenvolvidas em grupos compostos por alunos de diferentes graduações e terão como eixo de pensamento/ação as imagens visuais que constituem os processos educativos ou que podem vir a constituí-los.

EL874J
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Projeto: Educação, culturas, imagens e sons

 

Resumo: A disciplina envolve a aproximação dos alunos a espaços e experiências de educação

formal e/ou não formal, reconhecimento das potencialidades e demandas destes espaços, bem como elaboração e execução de intervenções (aulas, projetos extracurriculares, oficinas, ciclos de cinema, feiras, exposições...) que entrelacem educação, culturas, imagens e sons.

EL874K
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Palavras chaves:  Organização do trabalho pedagógico; Trabalho do professor; Ensino Fundamental e Médio; Escolher um item. ;Escolas indicadas pela(o) docente da disciplina

 

Resumo (máx. 500 caracteres):   O projeto da disciplina prevê a observação dos diversos elementos que constituem o trabalho do professor e a organização do trabalho pedagógico. As atividades de estágio, realizadas preferencialmente em duplas ou trios de alunos de diferentes licenciaturas, serão concentradas em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, sendo que a supervisão das atividades será realizada nos encontros semanais na FE. A avaliação inclui alguns trabalhos ao longo do semestre e um relatório individual de estágio, ao final do semestre.

EL874L
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Palavras chaves:  Organização do trabalho pedagógico; Trabalho docente; Escola pública; Educação como prática de Liberdade

 

Resumo (máx. 500 caracteres):  

O curso propõe a imersão no cotidiano escolar para observar e compreender os diferentes elementos que constituem o trabalho docente e impactam a escola pública. Organizados em duplas ou trios, os estagiários deverão planejar e desenvolver um projeto de atuação em sala de aula, sempre com a supervisão dos profissionais da escola e orientação da docente responsável pelo curso nos encontros semanais na FE/Unicamp. A avaliação inclui relatos das atividades a serem observadas, realizadas e debatidas ao longo do semestre; e a elaboração e apresentação de um relatório analítico-reflexivo, ao final do semestre.

EL874M
Schedule: 
Thursday:
21:00-23:00
Descrição: 

Título: A Educação e os Grupos Populares

O estágio explora as implicações pedagógicas de pesquisas que examinaram as relações que os grupos populares estabelecem com a escola e com o aprendizado, com o objetivo de contribuir para a construção de um repertório de práticas e estratégias destinadas a enfrentar a desigualdade escolar brasileira. Serão examinados aspectos relacionados às condições de vida e visões de futuro, às relações com a cultura acadêmica, o pertencimento étnico e as relações de gênero, entre outros. O estágio deverá ser desenvolvido em ambientes educacionais que recebem alunos oriundos dos grupos populares em qualquer nível e em qualquer modalidade da escola básica. Esse estágio exige disposição para leituras, para discussões e para colocar a mão na massa.

EL874N
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Nome:  BIOÉTICA E EDUCAÇÃO

 

Resumo: Projeto conjunto sobre  Introdução a Bioética e Educação com os tópicos: sobre a ética; princípios de justiça; bioética e ciências, bioética e saúde pública; bioética e direitos humanos; geoética e sustentabilidade planetária. Elaboração e aplicação de projeto de estágio educacional.  O projeto integrado proposto para três turmas da disciplina EL 874 com a participação dos Professores Flávio César de Sá (FCM), Maurício Compiani, Maria I. Petrucci Rosa e Dirceu da Silva (FE).

EL874O
Schedule: 
Thursday:
14:00-18:00
Descrição: 

Título: FORMAÇÃO POLÍTICA E TRABALHO DOCENTE: enfoques a partir de Paulo Freire e Dermeval Saviani

 

O projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão dedicado a temas que envolvam os desafios educacionais contemporâneos. Considera-se que a formação política é uma dimensão essencial do trabalho docente em quaisquer níveis ou etapas da escolarização e busca-se, assim, que a formação dos/as licenciandos/as seja orientada para a construção da autonomia e de formas de inserção profissional críticas. A metodologia adotada visa tratar dessas temáticas à luz de duas grandes referências do pensamento educacional brasileiro: Dermeval Saviani e Paulo Freire.

EL874P
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Título do Projeto: Em tempos da manipulação do comportamento e a violência

contra os professores na escola.

Ementa: a disciplina abordará questões relacionadas às agressões sofridas por professores oriundas das mais diversas fontes ou estímulos ambientais. Serão discutidos, nesse tópico, o que se considera “agressão” ou “violência”, formas de identificação do agressor, as consequências da agressão sofrida pelo

professor em seu sistema físico/orgânico (depressão, síndrome do pânico etc) decorrentes das reações glandulares, bem como estratégias de contra controle pelo agredido. O segundo tópico abordará a questão da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Serão discutidas as questões relacionadas às hipóteses sobre o comportamento e às relações

humanas. Serão, também, consideradas as possibilidades de desenvolvimento de técnicas de contra controle.

Bibliografia (sujeita à alteração):

ABRAMOVAY, M. Violência nas escolas. Brasília:UNESCO Brasil, CONSED, UNDIME, 2002.

CHRISTIAN,B. E GRIFFITHS,T. – Algoritmos Para Viver ; Cia das Letras; São Paulo; 2018.

DAMASIO, A. – A Estranha Ordem das Coisas; Cia. Das Letras; São Paulo; 2018.

FORSTER, E.M. – A Máquina Parou; Iluminuras-Itaú Cultural; São Paulo; 2018.

HARARI, Y.N. – 21 Lições para o Século 21; Cia. Das Letras; São Paulo; 2018. (capítulos 1 a 4)

MARIGUELA, M.; CAMARGO, A. M. F. de; SOUZA, R. M. Que escola é essa? Anacronismo, resistência e subjetividades. Capítulos 1, 2, 3 e 4. Campinas: Átomo e Alinea.

PEREIRA, Kátia dos Santos. Violência contra os professores nas escolas. Brasília: Câmara dos Deputados, maio, 2016.

Skinner, B.F – Ciência e Comportamento Humano. Editora da Universidade de Brasília; 1967. (Capítulos 22 a 26)

Skinner, B.F. – O Mito da Liberdade. Edições Block; Rio de Janeiro; 1972. (Capítulo 9)

Skinner, B.F. – Sobre o Behaviorismo; Editora Cultrix; São Paulo; 1982. (Capitulo 12)

Teixeira Coelho – Paisagem com Risco Existencial; Iluminuras-Itaú Cultural; 2018

EL874Q
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Título: FORMAÇÃO POLÍTICA E TRABALHO DOCENTE: enfoques a partir de Paulo Freire e Dermeval Saviani

 

O projeto tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão dedicado a temas que envolvam os desafios educacionais contemporâneos. Considera-se que a formação política é uma dimensão essencial do trabalho docente em quaisquer níveis ou etapas da escolarização e busca-se, assim, que a formação dos/as licenciandos/as seja orientada para a construção da autonomia e de formas de inserção profissional críticas. A metodologia adotada visa tratar dessas temáticas à luz de duas grandes referências do pensamento educacional brasileiro: Dermeval Saviani e Paulo Freire.

 

Palavras-chave: formação política; trabalho docente; pedagogias contra-hegemônicas.

EL874S
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Tendo uma visão interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo, portanto, várias áreas de conhecimento, com esta disciplina pretende-se contribuir para a promoção do desenvolvimento do denominado Conhecimento Especializado do Professor (de diferentes áreas). Nesse sentido, ainda que o trabalho a ser desenvolvido (abordagem, foco e objetivos) se sustente em resultados de pesquisas que têm vindo a ser desenvolvidas essencialmente na área da matemática e das ciências, pretende-se ampliar o conhecimento que já se possui nessas áreas concretas sobre as especificidades do conhecimento do professor no e para o trabalho docente às áreas de atuação dos estudantes que frequentarão a disciplina.

Os temas a tratar na disciplina dependem, portanto, das áreas de atuação dos estudantes (seus interesses), e terão, necessariamente, como foco o desenvolvimento do conhecimento especializado do futuro professor. Tem-se, assim, por objetivo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento especializado do futuro professor através da (entre outros): (i) discussão de pesquisas focando problemáticas da escola em várias das áreas do conhecimento; (ii) discussão e problematização dos aspetos nucleares de um plano/projeto de intervenção interdisciplinar e transdisciplinar; uso e elaboração de vinhetas. Estas abordagens assumem diferentes focos teóricos, metodológicos e práticos, sendo encaradas como contextos e recursos formativos e de desenvolvimento da capacidade de noticing e de conhecimento interpretativo (elementos críticos de foco), contribuindo para o desenvolvimento da problematização do contexto escolar – focando as áreas de saber – e de equacionar formas e abordagens que pretendam contribuir para solucionar algumas das problemáticas identificadas.

EL874T
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Título: Dinâmicas da violência simbólica nas instituições escolares

A disciplina de estágio supervisionado propõe discutir as várias dimensões que a violência simbólica assume nas

instituições escolares. Pretende-se problematizar, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu, os mecanismos que, de um

lado, permitem perpetuar tais práticas e, de outro, suscitam estratégias de resistência e superação.

EL874U
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Projeto: Teoria e prática na formação do estagiário-docente

Disciplina: EL874 - Estágio Supervisionado II Turma: U

Oferta: Quinta-feira Das 19h às 22h40

Palavras chaves: docência; prática docente; ensino regular

Resumo (máx. 500 caracteres): A disciplina compreende atividades em

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS de ensino fundamental e médio (60h) e encontros

semanais em sala de aula (60h). O estagiário desenvolverá atividades de elaboração de

planos de aula, regência e acompanhamento da proposta pedagógica na escola. Além

disso, deverá elaborar e desenvolver um projeto de apoio aos alunos, na área específica

de conhecimento do estagiário, e de acordo com a realidade e necessidade da escola

campo.

EL874V
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Palavras chaves:  Organização do trabalho pedagógico; Trabalho do professor; Ensino Fundamental e Médio; Escolher um item. ;Escolas indicadas pela(o) docente da disciplina

 

Resumo (máx. 500 caracteres):   O projeto da disciplina prevê a observação dos diversos elementos que constituem o trabalho do professor e a organização do trabalho pedagógico. As atividades de estágio, realizadas preferencialmente em duplas ou trios de alunos de diferentes licenciaturas, serão concentradas em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, sendo que a supervisão das atividades será realizada nos encontros semanais na FE. A avaliação inclui alguns trabalhos ao longo do semestre e um relatório individual de estágio, ao final do semestre.

EL874W
Schedule: 
Thursday:
19:00-23:00
Descrição: 

Título: Educação, cultura, desigualdades e o trabalho de ensinar

Em grupos, os estudantes deverão produzir uma pesquisa exploratória por meio da qual serão articuladas as

dimensões da pesquisa, da teoria e da observação da prática educativa. Os temas a partir dos quais os trabalhos

poderão ser desenvolvidos são:

→ relações entre desigualdades educacionais e desigualdades sociais, econômicas e culturais;

→ relação de docentes, estudantes e familiares com a cultura e a escola;

→ trabalho de ensinar: o prescrito, o realizado e o possível.